Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sábado, 5 de maio de 2012

Ipê Amarelo–O Símbolo do Brasil

Pesquisado e Compilado por Geni Mafra Souza

Ipê-amarelo - o símbolo da nossa Pátria.

A árvore brasileira mais conhecida, mais cultivada e; para a maioria dos brasileiros; a mais bela, é justamente a árvore símbolo do nosso país: o Ipê-amarelo.
Não há região do país onde não exista pelo menos uma espécie dele. Mas, na verdade, o Ipê compreende um complexo de nove ou dez espécies com características mais ou menos semelhantes, com flores brancas, amarelas, rosas ou roxas.

Os Ipês amarelo, rosa, branco e o roxo.

A espécie Tabebuia alba, nativa do Brasil, é uma das espécies do gênero Tabebuia que possui “Ipê Amarelo” como nome popular. O nome alba provém de albus (branco em latim) e é devido ao branco dos ramos e folhas novas.

Ipê-amarelo ou Tabebuia alba, nativa brasileira.

Assim as denominações mais conhecidas são: do ipê amarelo da Flor Nacional - (Tabebuia vellosoi); do ipê-amarelo mais comum em todo país (Tabebuia serratrifolia ), o ipê-amarelo-da-serra (ouro ou mandioca) (Tabebuia alba); Tabebuia aurea, uma espécie de ipê-amarelo nativa dos cerrados, da caatinga e do Pantanal Mato-Grossense; do ipê-roxo (Tabebuia avellanedae ) , do ipê-branco (Tabebuia roseo-alba ) e dorosa (Tabebuia rosea ).

"Caminho de Ipês"Tabebuia chrysotricha - Reserva Ambiental da EMBRAPA Suínos e Aves Concórdia - SC.


A Tabebuia chrysotricha é uma das espécies nativas de ipê-amarelo que ocorre na Mata Atlântica, desde o Espírito Santo até Santa Catarina. Este nome científico (chrysotricha) é devido à presença de densos pelos cor de ouro nos ramos novos.

 

Ipê Verde

Há até mesmo um ipê verde (Cybistax antisyphilitica ), que não é do gênero Tabebuia, cuja florada se confunde com a folhagem.

 

Conhecendo o IPÊ

Ipê-amarelo

Nomes comuns: ipê-amarelo, ipê-do-cerrado, pau-d’arco amarelo.
Nome Científico:
- Tabebuia vellosoi - a da Flor Nacional (flores amarelas)
  - Tabebuia serratifolia - a mais comum (também flores amarelas)
Família: Bignoniaceae
Etimologia: ‘tabebuia’, do tupi, significa pau que não afunda; ‘serratifolia’ descreve suas folhas de bordas serreadas.
Hábito: árvore de grande porte (entre oito e 20m), decídua.
Conservação: árvore protegida, juntamente com outros ipês, como Patrimônio Ambiental.
Raiz: profunda pivotante.
Tronco:de 40 a 70 cm de diâmetro
Copa: colunar arredondada.
Sombreamento: médio.
Folha: composta, margens serreadas, variando entre cinco e 18 cm de comprimento e 3 a 7 cm de largura.
Flor: cinco pétalas fundidas, amarelas em cacho, muito vistosas, que surgem entre julho e novembro.    Possuem em média 8x15 cm. Sendo a polinizadas é feita por abelhas e pássaros.
Fruto: Vagem de 35 cm, verde e lisa ou cápsulas secas, verrucosas, cilíndricas, castanhas, anuais (set/out/nov/dez/jan).
Sementes: Aladas, brancas, pequenas com 3 cm de comprimento. São dispersas pelo vento.

Fruto "maduro" do Ipê,  pronto para lançar as sementes

Como é a árvore
Encontrar o ipê em seu habitat natural, é cada vez mais raro entre a maioria das espécies, como então, é muito difícil encontrar uma árvore de ipê-amarelo em meio à mata nativa. Esta, se encontrada, poderia atingir até 30 metros de altura.
O ipê em flor no meio da mata, contrasta com o verde das outras árvores, um dos motivos da sua perseguição por parte de madeireiros: quando florido é fácil ser encontrado!


 

 

 

Imenso Ipê florido no Jardim Botânico de Curitiba PR


Os demais Ipês, dependendo da espécie, pode atingir entre 4 e 25 metros de altura. Possui lenho forte e resistente.
A planta é hermafrodita, e frutifica nos meses de setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, dependendo da sua localização. Em cultivo, a espécie inicia o processo reprodutivo após o terceiro ano.


Ipê-do-cerrado ou Tabeubuia aurea

 O tronco do Ipê é reto ou levemente tortuoso, casca externa grossa, cinza-rosa, com fissuras longitudinais esparsas e profundas. A madeira possui cheiro e gosto distintos.
As flores  meleiras e por sua exuberância, atraem abelhas e pássaros, principalmente beija-flores e insetos de diversos portes incluindo a abelha Mamangava (Bombus morio), que são importantes agentes polinizadores.

Na floração, o ipê perde suas folhas, resultando num belíssimo espetáculo de intensa cor amarela, onde ramos e galhos praticamente desaparecem. A floração do Ipê-Amarelo (e da maioria dos Ipês) ocorre no mês de Agosto, no final do inverno, logo sua floração é influenciada por ele. Quanto mais frio e seco o clima, mais intensa a florada.

Beija-flor um dos agentes polinizadores do Ipê.

 

Semente aladas.

 

 

 

 

 

As sementes, dispersas pelo vento, não têm dormência. Podem apenas ser expostas ao sol por cerca de 6 horas, devem ser semeadas diretamente nos saquinhos. A germinação ocorre após trinta dias.

O ipê-amarelo é uma espécie heliófita (planta adaptada ao crescimento em ambiente aberto ou exposto à luz direta) edecídua (que perde as folhas em determinada época do ano).
Habitat Natural e denominações

No Norte, Leste e Nordeste do Brasil, são mais conhecidos como pau d’arco (os indígenas utilizavam a madeira para fazer arco e flecha); no Pantanal Mato-Grossense, como peúva (do tupi, árvore da casca); e, em algumas regiões de Minas Gerais e Goiás, como ipeúna (do tupi, una = preto). 

Rio das Lontras na divisa entre as cidades de São Pedro de Alcântara e Águas Mornas SC

Ocorrência
Da Tabebuia serratifolia: Floresta tropical úmida da região amazônica e atlântica, florestas estacionais, cerrado e cerradões.

Distribuição:
Tabebuia serratifolia: DF, AP, AM, BA, CE, GO, MA, MG, MT, MS, PA, PE, PI, RR, SP e TO.
Tabebuia vellosoi : Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Rio de Janeiro.

Tronco médio a grosso, resistente.

 

Madeira
Sua madeira é resistente porém flexível, pesada, e tem grande durabilidade, mesmo em condições adversas É imune à maioria das pragas e às inundações.
Utilidades
Muito utilizado em paisagismo de parques e jardins pela beleza e porte e na arborização urbana; como em recuperação de áreas degradadas.

 

 

 

 

Casa antiga de madeira (tipo Ipê) Antonio Prado RS

Conhecidos por sua beleza e pela resistência e durabilidade de sua madeira, os ipês foram muito usados na construção de casas e telhados de igrejas dos séculos XVII e XVIII. E graças à estrutura feita com sua resistente madeira, casas e igrejas de 300, 400 anos permanecem de pé mesmo depois que a alvenaria e o telhado se foram. Se não fosse pelos ipês, muitas dessas construções teriam se  perdido com o tempo.



Porto Velho, capital de Rondônia, onde um Ipê "poste" teima em  florescer a mais de 20 anos.

Até hoje a madeira do ipê é muito valorizada, sendo bastante utilizada na construção civil e naval; cercas, molduras, postes, tábuas, rodapés.
Também é utilizada para fabricação de dormentes, moirões, pontes, postes, eixos de roda, varais de carroça, moendas de cana, etc..
Os ipês também são usados para fins medicinais, embora o assunto seja visto com cuidado pela comunidade científica. No entanto, no século 19, Von Martius já relatava o uso do ipê contra sarna, artrite, leucorreia.
O cientista Walter Accorsi, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Piracicaba, São Paulo), e equipes multidisciplinares pesquisaram e concluíram: substâncias da casca do ipê-roxo são indicadas para leucemia, bronquite, infecção, úlceras, eczema, estomatite, neoplasias (câncer).


Linda Avenida de Ipês em Pato Branco - PR.

 
A Tabeubuia aurea, uma espécie de ipê-amarelo nativa dos cerrados, da caatinga e do Pantanal Mato-Grossense, é muito usada na medicina caseira em algumas regiões do país, principalmente no Nordeste. A entrecasca do caule é empregada no tratamento de gripes e resfriados e a casca, no tratamento de inflamações em geral. 


A casca do ipê-roxo curativa.



A casca da Tabebuia avellanedae, ipê-roxo que ocorre em todo o Brasil, é usada, sob a forma de chá, como diurético e no combate a infecções, ao impetigo, a alguns tipos de câncer, de lupus, doença de Parkinson, psoríase e alergias.

A entrecasca do ipê-amarelo possui propriedades terapêuticas como adstringente, usada no tratamento de garganta e estomatites. É também usada como diurético.

Será que era por todos esses efeitos curativos que os antigos incas chamavam o ipê de “planta mestra”? ou ela ainda guarda, além disso, maiores segredos...

Uma linda espécime de IPÊ nativo.

 

Daí da para deduzirmos que, encontrar um Ipê, principalmente em meio a uma mata nativa, deverá ser um motivo de agradecimento e reverência a uma das árvores mais bonitas, úteis e resistentes, cuja flor simboliza o Brasil.

fonte do texto e fotos: http://magiadailha.blogspot.com.br/2012/04/ipe-amarelo-flor-simbolo-do-brasil.html

2 comentários:

  1. Adorei o informativo posso considerar árvore símbolo do Brasil, pois simboliza o amarelo de nossa bandeira. Parabéns ao autor . Em homenagem estaremos plantado uma árvore no campus comemorando a formatura de uma turma das Mulheres Mil em 13 12 13.
    Miguel Camargo da Silva
    IFTO - Campus Porto Nacional - Tocantins

    ResponderExcluir
  2. Caraca Ipê muito bacana, parabéns amigo pelo blog
    ...

    ResponderExcluir