Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Acerola

Nome popular

ACEROLA; CEREJA-DAS-ANTILHAS; CEREJA-DE-BARBADOS

Nome científico

Malpighia glabra Linn.

Família

Malpighiáceas

Árvore

Aceroleira

Parte usada

Fruto

clip_image0021. Informações Complementares

a) Origem

Antilhas - América Central.

b) Características da planta

Arbusto de até 3m de altura, tronco que se ramifica desde a base. Copa densa com folha pequena de coloração verde-escura e brilhante. Flores dispostas em cachos de coloração rósea a violeta-esbranquiçada. Floração durante o ano todo.

clip_image002[4]c) Fruto

Fruto carnoso de superfície lisa ou dividida em 3 gomos, de coloração verde quando em desenvolvimento e vermelho-alaranjada quando madura. Contém 3 sementes. A frutificação ocorre 3 a 4 semanas após o aparecimento das flores. O tamanho pode variar de 1 a 2,5cm, o diâmetro de 1 a 4cm, e o peso de 2 a 10g.

clip_image002[6]d) Cultivo

Desenvolve-se em qualquer tipo de solo de fertilidade medianos, bem drenados. Prefere regiões mais quentes (25°C a 27°C), podendo ser cultivada o ano todo e principalmente na estação chuvosa. Possui cresci-mento lento e pode ser utilizada como planta ornamental.

clip_image002[8]2. Informações gerais

A cereja-das-antilhas, cereja'-de-barbados, ou melhor, acerola, como é mais conhecida atualmente no Brasil, não deixa dúvidas quanto a sua origem e aparência: a acerola - cujo nome é uma derivação do original espanhol, azarole - é denominação para uma frutinha bela e útil, que guarda certa semelhança com a cereja europeia.

De cor vermelha bem forte quando madura, variando entre os tons alaranjados e o púrpura, com um perfume semelhante ao da maçã, de sabor levemente ácido, polpa macia e cheia de suco, a acerola já era usada há muitos séculos pelos nativos da região das Antilhas, da América Central e do norte da América do Sul. Por ser uma planta rústica e resistente, a acerola se propagou naturalmente e com facilidade por toda parte.

clip_image002[10]Tratada como segredo de estado, a pequena fruta ficou aprisionada em Porto Rico até ser trazida às escondidas para o Brasil, no ano de 1956, por uma professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Das 245 sementes plantadas no campus da universidade, apenas 10 germinaram e se transformaram em plantas produtivas, e é bem provável que a maior parte das mudas plantadas no Brasil tenham sido geradas a partir daquelas primeiras matrizes.

Na metade da década de 90, no mundo todo, a acerola estava sendo ampla-mente consumida in natura ou em sucos processados a partir da própria fruta congelada, em geleias, marmeladas, compotas, licores ou refrescos. Além disso, sua polpa é largamente utilizada no enriquecimento vitamínico do suco de outras frutas, onde o ácido ascórbico atua também como anti-oxidante e preservante natural, e a pasta de seus frutos verdes é matéria-prima para a fabricação de cápsulas de vitaminas,

para aqueles que acham o sabor da fruta ácido demais.

clip_image002[12]3. Benefícios Naturais

Sabe-se, hoje, que pela concentração de ácido ascórbico que contém a ace-rola, não é apenas indicada na manutenção da saúde, como também evita a debilidade, a irritabilidade, a fadiga, a perda de apetite, além de diminuir a ocorrência de doenças infecciosas e de dores musculares e articula-res. Além disso, pode ser aplicada no combate a gripes e afecções pulmonares, no controle de casos com tendências a hemorragias nasais e gengivais, como auxiliar nos tratamentos de doenças do fígado.

E por tudo isso, a acerola é indicada na dieta de lactentes, crianças e adolescentes, de gestantes e nutrizes de organismos envelhecidos, desnutridos ou debilita-dos.

clip_image002[14]Descobriu-se que, na mesma quantidade de polpa de fruta, a acerola com-centra, aproxima­damente, até 100 vezes mais vitamina C que a laranja e o limão, 20 vezes mais que a goiaba e 10 vezes mais que o caju e a amora. Assim, bastariam quatro unidades da fruta por dia para suprir todas as necessidades de vitaminas C de uma pessoa adulta saudável.

a) Valor nutricional

Composição média por 100 gramas

Vitamina C

10,0 g

Proteínas

7,0 g

Fibras

3,0 g

Carboidratos

52,0 g

Minerais

30,0 g

 

4. Utilização medicinal

Conhecida por conter grandes quantidades de vitamina C, essa fruta ainda é rica em vitaminas A, B1 e B2, cálcio, ferro e fósforo. É recomendada no combate da gripe e do resfriado, no controle da diabete e problemas do fígado, para regularizar o intestino e cicatrizar ferimentos. Também favorece a saúde da pele.

Em cada 100g de acerola existe de 40 vezes mais vitaminas C do que na mesma quantidade de laranja. Apenas 3 unidades de acerola suprem a necessidade de vitamina C em um adulto, enquanto para as crianças, 1 unidade da fruta é suficiente.

a) Combater gripes e resfriados

Juntar 4 xícaras (chá) de suco de laranja puro, 2 saquinhos de polpa de acerola congelada ou 1 xícara (chá) da fruta fresca , 3 xícaras (chá) de água filtrada e mel a gosto. Bater tudo no liquidificador e tomar 1 copo (200ml) a cada 4 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário