Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Agrião

Nome científico:

Nasturtium officinalis

Família

Cruciferae

Sinonímia popular

Jambu, agrião-da-água, berro, agrião aquático, agrião do rio.

Parte usada

O vegetal inteiro.

Propriedades terapêuticas

Depurativo, antiescorbútico, diurético, antidiabético, anti-raquitismo, expectorante, unguento, cicatrizante

Princípios ativos

Iodo, potássio, fósforo, óleo, sais minerais, vitaminas, óleo essencial; glicosídeos, gliconastursídeo. Sais minerais, vitaminas, proteínas, carotenos, clorofila. Fermento (mirosina).

Indicações terapêuticas

Tuberculose, afecções pulmonares, tosse, bronquite.

1. Informações Complementares

a) Origem

Europa, tendo se aclimatado bem no Brasil.

b) Modo de conservar

Utilizar sempre o vegetal fresco, com folhas verde-escuras.

c) Características da planta

Planta herbácea rasteira, chega a 60cm de altura. Exige solo poroso, encharcado e com muita umidade. Erva de sabor picante, normalmente usada em saladas. Possui caule tenro, oco, carnoso e nodoso, onde se apresentam 2 tipos de raízes: as finas e brancas que surgem nas axilas das folhas, e as principais que fixam a planta na terra.

As folhas de coloração verde-escuro, bem intenso, são partidas em segmentos nas formas arredondadas ou ovais e reunidas geralmente em grupos de 3 a 7u.

As flores são brancas e pequenas, com quatro pétalas. Para um bom desenvolvimento, deve ser plantada em local de água corrente, como na beira de rios, ou colocando as sementes em caixotes, em local seco, e depois transplantadas as mudas para local definitivo.

Pode-se utilizar também o plantio por meio de estacas. Geralmente é cultivada em canteiros, com o solo saturado de água por meio de irrigação, e cobertos por uma fina camada de esterco de curral.

A colheita pode ser feita entre quarenta e sessenta dias após o plantio.

A espécie de agrião de terra enxuta, cujo plantio pode ser feito o ano todo, prefere lugares frescos e sombreados, e as folhas são pequenas. O agrião d´agua, cujos ramos devem ser plantados perto de nascentes, onde a água escoe mansamente, tem as folhas maiores.

É um vegetal recomendado pelo seu valor nutritivo, teor de vitaminas e ótimo paladar, com odor característico e sabor francamente amargo e picante. As folhas somente devem ser coletadas quando aparecem as flores.

d) Uso Medicinal

Geralmente o agrião é utilizado como ingredientes de xaropes contra tosse, porque dilata os brônquios e ajuda a tratar problemas respiratórios. Essa verdura possui bastante cálcio, nutrientes essencial para manter a saúde dos ossos. O ferro e o manganês presente nela contribuam com o combate a infecções. É fonte de vitamina C, antioxidante que ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico. Previne tumores, trata a gastrite e combate o aumento do ácido úrico no organismo. O agrião, assim como outras verduras de folhas verdes, possui solício, um elemento que dificulta a absorção de alumínio no corpo. Isso é muito positivo para a saúde, porque panelas de alumínio, comumente utilizadas, podem liberar o mineral que é suspeito de causar o mal de Alzheimer.

e) Uso culinário

SOPA DE ESPINAFRE E AGRIÃO

Ingredientes:

1 colher (sopa) de margarina

1 cebola ralada

1/2 kg de frango picado

2 cenouras raladas

2 batatas picadas

1 beterraba picada

1 maço de espinafre picado

1 maço de agrião picado

Sal a gosto

Preparo:

Aqueça a margarina e doure a cebola. Adicione o frango e refogue até dourar ligeiramente. Junte a cenoura, a batata, a beterraba, o espinafre e o agrião. Tempere com sal e adicione água o suficiente para cobrir. Deixe cozinhar em fogo brando até amaciar os ingredientes. Aguarde amornar, despeje no liquidificador e bata até obter um creme homogêneo. Sirva.

Cuidado

Seu uso interno em grandes quantidades pode provocar irritações na mucosa do estômago e nas vias urinárias.

O agrião não é recomendado para gestantes e lactantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário