Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Amaranto

clip_image002

Conhecido como feijão dos Andes, o amaranto tem sido comparado com a quinoa por ser um alimento rico em proteína de alto valor biológico. O principal benefício desse pequeno grão, comprovado por pesquisadores do laboratório de Bioquímica e Propriedades Funcionais dos Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), é ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue. Mas o amaranto também controla o apetite (sendo recomendado em dietas de emagrecimento), melhora o funcionamento do intestino, facilita a digestão e combate os radicais livres, causadores do envelhecimento precoce das células.

O amaranto é indicado para indivíduos que apresentam

doenças celíaca, por não ter em sua composição o glúten. Além de rico em proteína, o amaranto ainda contém nutrientes como cálcio, ferro, zinco, magnésio e fibras. Hoje, estuda-se a utilização desses alimentos como moderador de apetite. Como benefícios do consumo regular desse grão, tem-se a redução de colesterol ruim (LDL) e ação antioxidante, combatendo radicais livres.

A parte comestível do amaranto são as sementes. No entanto, se consumidas in natura, são de difícil digestão. As maneiras mais comuns de ingerir esse alimento são na forma de farinha (basta bater no liquidificador) e aquecendo em uma panela ou frigideira, deixando os grãos estourarem como pipoca. Daí podem ser utilizados para fazer pães, bolos, biscoitos, barrinhas de cereais e na salada.

BOLACHINHA DE AMARANTO

Rende de 15 a 30 unidades e seu tempo de preparo é de 1h.

Ingredientes:

1 xícara (chá) de farinha de amaranto

3 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de açúcar refinado

1 ovo

1 colher (sobremesa) de essência de baunilha

1 colher (sopa) de leite

1 colher (café) de fermento em pó

1 colher de bicarbonato de sódio

Manteiga e farinha de trigo para untar

Preparo:

Na batedeira, colocar o amaranto, a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha, o leite e bater até formar uma massa. Forrar uma fôrma com papel-manteiga e untar com manteiga e farinha. Dispor colheradas da massa na fôrma, deixando um espaço entre eles. Levar ao forno médio, preaquecido, por cerca de 10 minutos ou até assar. A bolachinha fica com consistência mole. Esperar esfriar antes e retirar da fôrma. Guardar em um pote com tampa.

CHÁ ANTICOLESTEROL

Ingredientes:

1 colher (sopa) de grãos de amaranto

1 canela em pau

2 colheres (sopa) de mel

Preparo:

Deixar os grãos de amaranto de molho, em água, durante 15 horas. Despejar em uma panela e cozinhar por 10 minutos. Bater no liquidificador por 2 minutos. Despejar em uma panela, misturar os ingredientes restantes e levar ao fogo por 5 minutos, coar e tomar 2 xícaras (chá) por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário