Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Amendoim

clip_image002O amendoim possui a maioria dos nutrientes que o organismo precisa para se manter saudável, e o melhor: em grande quantidade. Entre todas as oleaginosas, é ele o mais rico em proteínas, minerais e vitaminas. Por ser bastante calórico [1 colher (sopa) oferece 95 calorias], fornece energia rapidamente, mas deve ser consumido com moderação, principalmente por quem está acima do peso. Mas uma colher de sopa por dia é mais que suficiente para adquirir todos os nutrientes oferecidos pelo amendoim.

Mesmo em pequena quantidade, esse alimento é capaz de:

· Proteger a pele e as mucosas, pois é rico em vitamina B3 e E (vitamina que mais se destaca), que melhoram a renovação da pele e espantam as rugas, além de retardar o envelhecimento precoce. Também deixa os cabelos mais bonitos e brilhantes.

Favorece a boa formação do corpo inteiro, pois contém grande quantidade de proteínas, onde todas as células são formadas a partir desse nutriente.

· Manter o pH sanguíneo e baixar a pressão alta pela grande quantidade de potássio. Em 100g de amendoim, há 580mg do mineral. Mas o importante é comsumi-lo sem sal.

Esses grãos ainda são ricos em ferro, que combate a anemia, em folatos, essencial para as grávidas, pois promove a boa formação do feto, e em magnésio, que

ajuda a levar o cálcio para os ossos, prevenindo a osteoporose.

O amendoim é rico em gordura monoinsaturada e gordura poli-insaturada ômega 6. A gordura monoinsaturada está associada à redução da pressão arterial, melhora no perfil de colesterol e menor incidência de problemas cardiovasculares.

Já o ômega 6, presente nos óleos de milho, girassol e soja, colabora na formação de substâncias envolvidas no sistema imunológico, portanto, fortalece as defesas do organismo. Esse tipo de gordura não deve ultrapassar 10% das calorias ingeridas no dia.

E também, suas gorduras são constituídas de ácidos graxos, ótimos para a renovação da pele, espantam as rugas e são fonte de energia para o coração.

clip_image002[4]1. Utilização culinária

Uma das oleaginosas mais populares, é consumida crua, tostada e principalmente em doces, como as paçocas. Como dito acima, é um alimento muito nutritivo: possui carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

MAIS ENERGIA

Ingredientes:

¼ de polpa de abacate

2 colheres (sopa) de amendoim

1 copo (200ml) de água filtrada

Preparo:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem. Beber 1 copo (200ml) 2 vezes ao dia.

BOLO DE AMENDOIM

Rende 6 porções e seu preparo dura em média 2 horas

Ingredientes:

4 ovos (clara e gemas separadas)

1 xácara (chá) de manteiga

1 xácara (chá) de amendoim sem casca torrado e moído

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 xácara (chá) de leite

1 colher (sopa) de fermento em pó

Margarina para untar

Preparo:

Bater as gemas com o açúcar, a manteiga e o amendoim. Acrescentar a farinha e o leite, mexendo bem. Juntar o fermento em pó, as claras batidas em neve e misturar delicadamente. Colocar em uma fôrma untada e levar ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Retirar do forno e desenformar. Deixar esfriar e servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário