Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Arruda

(autoria desconhecida)
Uma arma contra o mau-olhado


A Arruda (Ruta Graveolens), trata-se de um arbusto que pode atingir cerca de 1 metro de altura, e que possui também um odor bastante intenso (desagradável para a maior parte das pessoas).É usada em alguns jardins como planta ornamental mas, no entanto, é conhecida principalmente por uma outra utilidade que se lhe atribui, desde a Grécia Antiga.
Para aqueles que possam estar pouco familiarizados com esta planta, saibam que desde há muitas gerações, que se diz que este arbusto tem o poder de afastar o mau-olhado, os maus espíritos, e de nos proteger contra todo o tipo de ameaças sobrenaturais. Tal conhecimento teve origem em algumas culturas, desde a africana até à europeia.
Como em tudo nestes assuntos, não existem de facto provas nem sequer forma de provar tal efeito. No entanto, podemos ainda notar que em algumas aldeias do nosso país, ainda há quem tenha sempre um exemplar da espécie à porta de casa ou no jardim. A fotografia que anexei a este "post" foi tirada recentemente, e nela figura a Arruda que a minha avó mantinha perto da entrada de sua casa.
Recentemente, reparei que em alguns viveiros de venda de plantas e afins, se encontravam pequenos vasos onde se podia ler, "Ruta Graveolens". A princípio fiquei um pouco surpreso mas, noutras lojas das redondezas sucedeu o mesmo.
Questionei-me então sobre o porquê de se vender uma planta cujo cheiro é para muitos insuportável, e que esteticamente não é tão bonita quanto isso. Será que em pleno século XXI continua a existir quem nos rogue pragas recorrendo a feitiços e bruxarias? Será essa a razão para a procura desta planta que dizem ter o poder de nos proteger? Estaremos nós a ficar cada vez mais supersticiosos? Será que não há nenhum fundamento em séculos de crenças em relação aos poderes desta planta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário