Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Azeitona e Azeite

clip_image002Extraído da oliveira, que leva 40 anos para transformar-se em árvore adulta, o azeite é um óleo caro e muito saboroso. Um tempero que tem sido usado desde os primórdios. Ele é conhecido por fazer muito bem à saúde e ser uma fonte de beleza e juventude.

Na Antiguidade ele não podia faltar nas batalhas, pois protegia feridas. Hoje, a azeitona é bastante usada para substituir a aspirina, pois tem o mesmo elemento básico, o ácido acetilsalícilico, um analgésico.

O azeite puro e de boa qualidade traz vitalidade e saúde. A indicação é tomar um cálice ou uma simples colher de sopa em jejum. Ele ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, pois faz com que o LDL, conhecido como o mau colesterol, diminua no organismo e também inibe a formação de depósitos de gordura nas paredes arteriais.

Para a beleza, a fórmula também pode ser o azeite. Ele possui as vitaminas A, D, K e E e combate os temidos radicais livres, pois em sua composição estão os fitosteróis, que diminuem o envelhecimento precoce da pele.

O azeite hoje vem sendo bastante aplicado na área de estética e também na indústria cosmética.

Faz sucesso em banhos relaxantes, massagens, mascaras de beleza, cremes antirugas, hidratante para pele seca e como amaciante para os cabelos.

clip_image002[4]O azeite é obtido a partir da prensagem da azeitona. É o sumo puro desse fruto, sem adição de elementos químicos. A variedade das azeitonas e o tratamento do óleo depois da prensagem permite a fabricação de diferentes tipos de azeite, tais como:

a) Extra virgem

Tem sabor intenso e é o mais puro dos tipos de azeite, com acidez menor que 1%. É obtido de uma única prensagem suave e a frio da azeitona. Por não ter interferência de calor e nem ser misturado com outros óleos, é o extra virgem que tem a maior concentração de antioxidantes.

O azeite extra virgem é o mais indicado para beneficiar a saúde.

Este é o indicado para trabalhos de unção, por exemplo.

b) Virgem

Tem acide de até 2%, com sabor menos acentuado que o extra virgem e um pouco mais adocicado. Os azeites virgens que não passam pelo teste de qualidade são mandados para o refino.

c) Refinado

Os azeites com acidez maior que 2% ou com impurezas passam por processos de desodorização para eliminar defeitos. Desses 3 tipos de processos se obtém o azeite refinado.

d) Puro

O azeite puro é a mistura do azeite refinado com o virgem. É o menos concentrado e possui sabor suave. Tem acidez máxima de 1,5% e é mais barato que os outros tipos.

e) Azeites temperados

Pode ser combinado com ervas (como alecrim, manjericão, etc.) e condimentos (como pimenta e alho) para ganhar novos sabores. São azeites temperados e aromatizados

1. Como usar cada tipo

O azeite extra virgem e o virgem são ideais para serem usados sem aquecê-los. Dessa forma, é possível aproveitar os benefícios dos seus nutrientes e conservar o sabor acentuado. Recomendados para alimentos crus, como queijos e pães ou para finalizar receitas, como refogados, saladas, carnes etc..

Para pratos que precisam ir ao fogo, é recomendado o azeite refinado. Porém, a preparação dos alimento precisa ser em baixas temperaturas.

O importante é observar as informações que trazem no rótulo do produto, onde vai mostrar a qualidade do azeite. Escolher os produtos com taxa de acidez menor ou igual a 1%. A acidez determina a qualidade e as propriedades nutritivas do azeite.

A cor não interfere na qualidade. Pode ser amarelada ou esverdeado, claro ou mais escuro. É a fase da azeitona durante a colheita que dá o tom ao azeite.

Preferir os recipientes de vidro escuro, pois os de metal ou plástico podem passar elementos da embalagem para o produto e os de vidro transparente deixam passar muita luz, o que interfere na qualidade do azeite.

2. Sabores

Os azeites podem apresentar sabores diferentes, de acordo com o tipo da azeitona e seu grau de maturação.

a) Amargo

Obtido de azeitonas verdes, pode variar a intensidade do amargor, dependendo da azeitona utilizada.

b) Amendoado

Seu gosto lembra o da amêndoa fresca ou seca.

c) Doce

É suave. O amargo e o picante do azeite não predominam nesse sabor.

d) Folhas verdes

Obtido de azeitonas verdes recém colhidas, geralmente processadas com talos e folhas.

e) Maçã

Seu sabor e seu odor lembram o da fruta.

f) Frutado

Aroma e sabor de frutas frescas e maduras.

3. Um pouco de história

Provavelmente oriundo do Mediterrâneo Oriental e da Ásia Menor, não se sabe ao certo qual a origem exata do azeite, mas não há dúvidas de que sua cultura é milenar, remetendo há mais de 5 mil anos. Derivada da palavra árabe Az-zait, que quer dizer sumo da azeitona, há indícios de que os povos fenícios, sírios e armênios foram os primeiros a consumi-lo.

Mas o seu uso sempre foi bastante variado. Os mesopotâmicos passavam o óleo no corpo para se proteger do frio e há relatos de que era utilizado para curar as feridas dos soldados nas guerras. O azeite também serviu de combustível para iluminação, lubrificante de ferramentas e, na Grécia antiga, ajudava a melhorar a performance dos atletas.

Atualmente, as descobertas de sus propriedades medicinais fazem deste óleo sagrado um alimento indispensável para quem deseja uma vida mais saudável.

4. Faxina nas artérias

O azeite possui boa quantidade de gorduras monoinsaturas, as “gorduras boas”. Elas representam mais da metade da composição do azeite. Assim, ao mesmo tempo em que ele eleva os níveis do colesterol bom (HDL), contribui para diminuir os do colesterol ruim (LDL).

Ele ainda contém polifenóis, substâncias que impedem a oxidação do colesterol e assim evitam o acúmulo de placas na parede das artérias, combatendo também a aterosclerose.

Nesse caso, o azeite extra virgem é melhor, pois os outros tipos acabam perdendo grande quantidade de polifenóis durante o processo de produção.

5. Receitas

a) Unção

A unção, para os Bruxos, é feita com o azeite extra virgem. Quanto mais puro, mas sagrado. È é símbolo de sabedoria.

* Óleo Mágico (Vide instrumentos mágicos)

Purifica de maneira simples tudo que se usará nos ritos mágicos.

Receita:

30ml de azeite de oliva (de preferência extra-virgem de boa qualidade)

15 gotas de óleo essencial de rosas

5 gotas de óleo essencial de brasílico e jasmim.

Existem muitas outras formas, mas a receita acima é perfeita para ser usada para múltiplas finalidades, como limpar, purificar, abençoar ou carregar magicamente um objeto.

b) Culinário

* Azeite com limão: usar as raspas da casca de 1 limão taiti (bem lavado e seco) para cada ½ xícara de azeite. Colocar no recipiente e deixar por 3 dias.

Ideal usar o azeite para regar peixes grelhados ou assados, frutos do mar e filé de frango

c) Azeite pra unção ou culinário (dica)

* Azeite d manjericão: lavar um maço grande de manjericão (85g) e secar com papel-toalha. Separar as folhas e, quando elas estiverem bem secas, passa-las no processador com ½ xícara (chá) de azeite extra virgem, até virar um purê.

Colocar em uma tigela e acrescentar, aos poucos, mais 2 xícaras (chá) de azeite, sempre mexendo. Cobrir a tigela com um filme plástico e deixar repousar de um dia para outro, em temperatura ambiente.

No outro dia, coar e misturar, guardando o azeite temperado no recipiente, dentro da geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário