Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Camomila

Nome científico

Matricaria chamomilla L., Camomila officinalis

Família

Asteraceae

Parte usada

Flor e folhas secas.

Sinonímia científica

Anthemis nobilis.

Propriedades terapêuticas

Antiinflamatória, antiespasmódica, analgésica, anti-séptica, anti-microbiana, anti-helmíntica, cicatrizante.

Indicações terapêuticas

Ansiedade, insônia, síndromes febris, dispepsia, flatulência, náusea, vômito, inflamação bucal e do aparelho geniturinário. Dor de origem reumática. Clareadora dos cabelos. Menstruação dolo-rosa.

Gênero

Masculino

Planeta

Sol, Mercúrio ou Vênus.

Elemento

Água

Uso mágico

Bom como incenso de meditação, pois possui a capacidade de centrar e atrair a paz. Sono tranquilo, purificação, amor e dinheiro.

clip_image002

1. Informações Complementares

a) Origem

Europa.

b) História

Nativa dos campos abertos, é conhecida há mais de mil anos.

c) Características

Planta rasteira, com flores pequenas, com centro amarelo e pétalas brancas. Também é conhecida como "malmequer".

clip_image004

2. Propriedades

a) Medicinal

Erva famosa pelo poder sedativo e aroma intenso. Seu chá é eficiente em situações de ansiedade, irritabilidade,

clip_image006

insônia, tensão e depressão leve, aliviando os sintomas. Quando tomado à noite, proporciona um sono calmo e, se tomado durante o dia, auxilia na prática das

atividades sem o estresse rotineiro.

Os egípcios usavam a camomila no tratamento da malária.

Ação anti-inflamatória e analgésica, indicado para má digestão, cólica uterina, sedativa (infusão flores); para queimaduras de sol, conjuntivite e olhos cansados (compressas com infusão flores). Ajuda a resolver problemas no sistema digestivo, como inflamações na mucosa gastrointestinal, azia, gases e alivia tanto a prisão de ventre quanto a diarreia, pois regula o intestino.

Para criança ajuda combater vermes e é recomendado para bebês pois tratam as cólicas tão comuns nessa fase da vida.

O chá usado intensivamente diminui as dores musculares, tensão menstrual, estresse e insônia, diarreia, inflamações das vias urinárias; misturado ao chá de hortelã com mel combate gripes e resfriados; banho com sachê de camomila é sedativo e restaurador de forças, e especial para hemorroidas. Bom em infusos para o fígado, antialérgico, dores de reumatismos, nevralgias; ajuda a purificar o organismo e aliviar a irritação causada pela poluição. Age como sudorífico.

Pesquisa da Universidade de Toyama, no Japão, divulgada no Journal of Agricultural and Food Chemistry, mostra que o chá de camomila pode prevenir complicações do diabetes tipo 2, como cegueira e lesões nos nervos e nos rins. Pode ser consumido diariamente, mas a quantidade não deve ultrapassar 5 xícaras (chá) por dia.

* Infuso: 5 a 10gs em 100ml de água fervente por 15 minutos. Filtrar e tomar 3 vezes ao dia.

* Macerado: 10gs em 100ml de vinho branco por 5 dias. Filtrar e tomar um cálice pequeno 3 vezes ao dia.

* Tintura: oleosa para massagear áreas doloridas: 20gs em 100ml de azeite, esquenta em banho-maria por 2 horas no fogo baixo. Filtrar e usar para massagem.Bom para dores de ouvido, nevralgias, limpeza de crostas de recém-nascidos. Para reumatismo, acrescentar 10gs de cânfora e massagear as juntas doloridas.

* Óleo para aliviar queimadura solar: deixar cozinhar por 10 minutos, ¼ de xícara de azeite de oliva com 30gs de camomila. Desligue o fogo, deixe esfriar. Filtre em gaze, esprema e aplique no local.

* Ansiedade: ferver 1 colher (chá) de flores e folhas secas de camomila em ½ litro de água. Esperar amornar, coar e beber durante o dia.

* Cólicas menstruais: Em uma panela, colocar 2 colheres (sopa) de flores e folhas secas de camomila e sementes de erva-doce (cada) com 1 litro de água. Ferver, amornar, coar e beber 1 xícara (chá) a cada 3 horas.

- Contraindicações: o consumo de erva-doce não é indicado para pessoas que sofrem de úlcera.

b) Cosmética

Usado há mais de 4.000 anos. Um rinse de camomila conserva o louro da juventude e mantém a beleza dos cabelos. Enchimento de travesseiros contra insônia. Indicada para peles secas e irritadiças.

Chá é excelente para lavar o rosto e retirar maquiagem: purifica e revitaliza a cútis.

Trata de problemas de pele, olheiras, terçol, acne, etc., pois alivia as irritações e possui ação antisséptica. Para olheiras e olhos inchados, utilizar compressas de chá de camomila bem gelados. Já para infecções, como terçol e conjuntivite, as compressas devem ser mornas, para estimular a liberação de pus, que causa a inflamação.

Podem ser usados saquinhos de chás industrializados ou a erva seca. Neste caso, prepara o chá normalmente [1/2 litro de água para cada 4 colheres (sopa) de camomila], esperar amornar, embeber uma gaze limpa no chá e colocar sobre os olhos fechados ou sobre o local afetado.

Gelado, o chá de camomila tem efeito anti-inflamatório e, por isso, é benéfico para pele irritada e pode ser usado após a depilação, evitando infecção nos poros. Em regiões pequenas, como buço e virilha, aplicar o saquinho do chá gelado e deixar por alguns minutos. Em regiões maiores, como as pernas ou barriga, preparar ½ litro de chá e levar para gelar, conservando na geladeira por no máximo 2 dias. Molhar um pano limpo no chá e aplicar sobre a área afetada durante 10 minutos.

c) Utilização

* Aromaterapia: o óleo essencial é sedativo e anti-fúngico.Bom para queimaduras solares.

* Culinário: usada para decorar saladas e pratos. Serve também para fazer chás.

* Mágico: Borrife na casa para proteção, cura e dinheiro.

* Terapêutico: antiparasitária e anti-séptica, com uso interna e externo. Reduz a maioria das perturbações digestivas. Atua como anti-inflamatório, especialmente em doenças de pele.

- Banho relaxante:

As flores de camomila são bastantes parecidas com a margarida. A erva possui aroma doce, semelhante ao da maçã, e também tem efeito calmante. Um punhado de flores secas de camomila, colocado na banheira, deixa a água levemente perfumada e acalma a agitação dos bebês na hora do banho.

Cuidado

Contraindicações: Não deve ser utilizada por quem estiver fazendo tratamento radioterápico, pois como tem efeito anti-oxidante, a camomila impede que a radiação destrua as células sadias e as malignas.

Efeitos colaterais: A camomila pode causar náuseas e dermatite de contato em pessoas sensíveis. Se consumida excesso, pode ser tóxica.

CAMOMILA

Nomes Populares

CAMOMILA DOS ALEMÃES, MATRICÁRIA.

Nome Científico

Matricaria Recutita, M.chamomilla L proparte, Chamomilla recutita L Rauschert.

Família

Composta

Planeta

Sol

Partes usadas

Flores e folhas.

1. Informações Complementares

Indicada nos quadros de ansiedade e insônia, nas síndromes febris, dispepsia, flatulência, náuseas, vômito, inflamações bucais e do aparelho geniturinário. Uso externo: dores de origem reumática e como clareadora dos cabelos (utilizada pela indústria cosmética para preparo de xampus). Tem atividade reguladora das funções gastrointestinais e ação sedativa. Constatou-se experimentalmente ações anti-inflamatória, antiespasmódica, analgésica, anti-séptica, antimicrobiana, anti-helmíntica (nas parasitoses intestinais) e cicatrizante. Reações adversas são tênues e incluem distúrbios dermatológicos.

* Modo de preparo: para dores estomacais, intestinais, insônias, perturbações da menopausa, menstruação dolorosa e excessiva (Plantas que curam, Dr. Sylvio Panizza): em 1 xícara de chá coloque 1 colher de chá de flores secas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá 3 vezes ao dia, podendo adicionar o suco da metade de um limão, por dose.

a) Origem

Erva de origem europeia, vulgar nos jardins públicos.

b) Outras espécies

* Camomila Romana (arthemis nobilis), Chamaemelum nobile Ait, camomila inglesa (rasteira e delicada) é mais forte que a camomila comum, usar doses menores (3gs para infuso, 10gs para tintura oleosa).

- Uso medicinal bom: para azia, diarreia e dores menstruais.

* Camomila falsa (chrisanthemum parthenium) - Vide matricária

c) Lendas e Mitos

Atrai dinheiro; plantada ao redor da casa afasta o olho gordo; simboliza a prosperidade.

d) Características e Cultivo

Planta anual, haste ereta cresce de 25cm a 50cm com folhas delgadas e bem recortadas. Flores lembram pequenas margaridas brancas. Planta de clima temperado, vai bem em locais onde faça um pouco de frio, em sol pleno, solos bem drenados, argilo-arenosos e férteis; assegura a saúde das plantas ao redor. Amiga das couves, cebolas, mentas e repolho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário