Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Chá Verde

clip_image002

1. Principais ações do chá verde

a) Estimula o sistema imunológico

O consumo regular de chá verde fortalece o corpo contra o ataque de vírus e bactérias, protegendo o organis-

mo contra gripes, dor de garganta e infecções gastrointestinais.

b) Boca saudável

Quando consumido sem a adição de açúcar ou adoçante, o chá fortalece as gengivas e tem um forte efeito protetor contra cáries dentárias.

c) Barreira contra tumores

Graças ao seu poder antioxidante, que barra a ação de radicais livres (responsáveis por mutações celulares que dão origem a diversos tipos de câncer), o hábito de tomar chá verde previne a formação de tumores.

d) Organismo revigorado

Por ser diurético e antioxidante, essa bebida faz uma verdadeira faxina no organismo. O aparelho digestivo também funciona melhor com o consumo regular do chá. Os riscos de gastrite diminuem e a flora intestinal fica equilibrada.

e) Ossos mais fortes

O chá verde fornece sais minerais ao corpo, proporcionando um considerável aumento da densidade mineral óssea. É um ótimo aliado na prevenção da osteoporose.

f) Coração protegido

A bebida previne doenças cardiovasculares porque ajuda a baixar os níveis de colesterol e reforça a parede dos vasos sanguíneos.

g) Medidas sob controle

O uso frequente de chá verde estimula o processo de emagrecimento, pois tem ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo e queima calorias mais facilmente.

h). Mais energia

Graças às xantinas, substâncias que ativam o sistema nervoso central, o chá verde tem ação energizante, revigorando o organismo e elevando a disposição física.

i) Pele de pêssego

O uso tópico (externo) dessa bebida promove a regeneração cutânea, equilibra a oleosidade da pele e protege contra os danos causados pelos raios solares.

j) Sempre jovem

Os radicais livres também são responsáveis pelo envelhecimento precoce de todas as células do organismo. Graças à ação antioxidante, o chá verde retarda o surgimento dos sinais da idade.

Dica

O chá verde se mantém estável por até 12 a 14 horas após o preparo. Se for feito pela manhã, guardar numa garrafa térmica ou jarra de vidro (evitar recipientes de plástico ou alumínio) dentro da geladeira e consumir durante o dia. Jamais guardar o que sobrar para o dia seguinte.

A dose ideal para obter todos os benefícios que o chá verde pode oferecer é de 2 a 4 xícaras (chá) por dia.

2. Utilização medicinal

O chá verde emagrece porque ele possui cafeína e xantinas, substâncias que agem no sistema nervoso central, aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura corporal. Com isso, as calorias consumidas logo são queimadas e o acúmulo de gorduras é dificultado.

a) O chá

Para preparar 1 litro de chá verde, 1 a 2 colheres (sopa) da erva são suficientes. Já para porções menores, 1 colher (chá) rasa é o ideal para 1 xícara (chá).

Se o problema é o sabor amargo do chá, uma forma de suaviza-lo é misturar outras ervas ou suco natural de frutas. Mas um erro bastante comum que prejudica tanto o sabor do chá quanto a eficácia de suas propriedades medicinais é ferver a água e a erva. Além de ficar amarga, a bebida perde grande parte de seus efeitos no organismo.

Para aproveitar ao máximo os benefícios do chá verde, levar a água para ferver e retirar do fogo assim que surgirem as primeiras bolinhas. Em um recipiente de vidro ou porcelana (o alumínio pode liberar substâncias que alteram o chá), colocar a erva e despejar água quente. Abafar por 3 minutos, coar e consumir.

3. Tipos de chá verde

O chá verde é um só. Porém, a forma como a Camellia sinensis é processada garante uma variedade de tipos. Ao todo, são 9, cada um com uma característica particular.

a) Bancha

De sabor adocicado e coloração amarelada, essa variedade é rica em catequisnas, que previnem as alterações celulares e consequentemente formação de tumores.

b) Genmaicha

É a mistura de grãos integrais de arroz torrados com o tipo sencha ou bancha. Sua cor é próxima ao dourado e seu sabor é menos amargo.

c) Gyokuro

Suas folhas e talos são colhidos à mão, razão pela qual seu preço é bastante elevado. Possui aroma acentuado mas ainda é menos amargo que o tipo mais consumidos pelos brasileiros, o sencha.

d) Houijicha

É obtido a partir das folhas e talos torrados da Camellia sinensis. De coloração avermelhada, possui baixa quantidade de cafeína em sua composição.

e) Konacha

Bastante amargo, comercializado, em geral, em saquinhos ou em pó.

f) Kukicha

Possui sabor suave e refrescante, uma boa opção para o verão.

g) Matcha

Cremoso e espumante, esse chá é obtido a partir das folhas trituradas da Camellia sinensis. Seu sabor é um pouco amargo.

h) Mencha

É feito com as folhas novas da planta e seu consumo é indicado após as refeições principais.

i) Sencha

Seu sabor é forte e sua cor verde é acentuada. É perfumado e o mais consumido no Brasil.

Cuidado

Tomar de mais pode desencadear efeitos colaterais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário