Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Camu-camu

Nome científico

Myrciaria dubia (H.B.K.) Mc Vough

Família

Myrtaceae

Parte usada

Fruto

Princípios ativos

Proteínas, fibras, minerais (cálcio, fósforo, potássio, ferro), vitaminas, tiamina, riboflavina, niacina e vitamina C (ácido ascórbico).

Indicações terapêuticas

Fortalece o sistema imunológico, estimula o sistema cardíaco, prostatite, auxilia no tratamento de câncer de mama.

clip_image001

1. Informações Complementares

a) Origem

Amazônia (Brasil).

b) Descrição

É uma frutinha nativa das várzeas da Amazônia semelhante à jabuticaba, pó-rem suas sementes são bem pequenas e com uma concentração de vitamina C

(de 2.870 a 6.100mg), superior 120 vezes mais que a laranja (41mg de vitamina C), 60 vezes mais que o limão (100mg) e muitas vezes superior a acerola (1.790mg de vitamina C).

É uma pequena árvore que frutifica entre os meses de novembro a março. A floração ocorre durante praticamente o ano inteiro, sendo que os menores índices de produção ocorrem entre os meses de abril e julho.

Os frutos são globosos, com 10 a 32mm de diâmetro, de coloração vermelho-escura passando ao roxo-escuro ao final da maturação, possuindo uma polpa ácida com 2 a 3 pequenas sementes por fruto.

Desde 1980 o INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) vem estudando o camu-camu nos aspectos agronômico, biológico e tecnológico dos frutos. Estes estudos já apresentam resultados concretos para orientar a agroindústria.

Constam da lista das futuras matérias-primas das indústrias de medicamentos, cosméticos, alimentos e bebidas. Empresas do Brasil, Estados Unidos, Japão e Comunidade Europeia querem comprar grandes quantidades de camu-camu, segundo o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) Kaoru Yuyama, que há dez anos investiga as possibilidades econômicas de plantio.

Pesquisas recentes verificaram que o alto teor de ácido ascórbico do camu-camu é um poderoso antioxidante na eliminação de radicais livres, proporcionando retardamento no envelhecimento.

Pesquisas realizadas por médicos norte-americanos constataram que a ingestão diária de 1 grama de camu-camu liofilizado em pó e em jejum, em até 2 horas, elimina os sintomas de ansiedade, alterações de humor e depressão.

c) Uso medicinal e nutracêutico

O uso diário de camu-camu:

1 - Fortalece o sistema imunológico;

2 - Promove a vitalidade das pessoas com deficiências orgânicas;

3 - Fortalece o sistema nervoso, aumentando no homem a potência sexual;

4 - Apoia a formação de células brancas do sangue, combatendo algumas espécies de câncer;

5 - Promove a eliminação de toxinas do corpo e em especial do fígado;

6 - Estimula o sistema cardíaco, circulatório;

7 - Evita o stress que pode levar a depressão;

8 - Auxilia no tratamento de câncer de mama;

9 - Aumenta a resistência, combatendo a gripe e pneumonia inclusive em crianças e pessoas de terceira idade.

10 - Auxilia no tratamento de prostatite e câncer de próstata.

A Estação Experimental Santa Luzia iniciou experiências de adaptação e cultivo do caum-camu no Estado de São Paulo em 2001, obtendo até o presente momento ótimos resultados.

Existe em frasco com 100 cápsulas, devendo-se tomar 2 cápsulas ao dia, uma de manhã e outra a tarde, já que a vitamina C permanece no organismo por 6 horas e depois é eliminada. Cada cápsula contem 500mg de vitamina C equivalente a de doze laranjas médias.

Estudos científicos recentes revelam que a quantidade de vitamina C para cada pessoa deve ser em torno de 500mg diária.

d) Modo de preparar o suco

50g de polpa em 1 litro de água. Bater no liquidificador e adoçar a gosto. Fica de uma cor rosada e é de um sabor inigualável com outras frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário