Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Capim-Limão ou Capim Cidró

Nomes Populares

CAPIM-LIMÃO, CAPIM-CIDREIRA, CAPIM CIDRÓ OU CAPIM-SANTO

Nome Científico

Cymbopogon citratus Staupf ou Cymbopogon citratus (DC.) Stapf.

Sinonímia popular

Capim-cidró, capim-limão, chá-de-estrada, capim cheiroso, erva-cidreira, capim-cidrilho,capim-santo, lemon grass, capim-cidreira, falsa cidreira, capim cidrão.

Família

Poaceae (Gramineae).

Partes usadas

Flores e folhas.

Propriedades Terapêuticas

Bactericida, antiespasmódico, calmante, analgésico suave, carminativo estomáquico, diurético, sudorífico, hipotensor, anti-reumático.

Indicações terapêuticas

Insônia, nervosismo, ansiedade, digestivo estomacal e gases intestinais.

Planeta

Mercúrio

Elemento

Ar

Uso mágico

Percepção extra-sensorial e força mágica; luxúria, poderes psíquicos e repelir répteis.

 

clip_image001[4]1. Informações Complementares

a) Outros nomes comuns

Capim-cidrão, chá-de-estrada, erva-cidreira, citronela-de-java.

* Nomes em outros idiomas

Lemon grass, west indian lemongrass.

b) Origem

Espécie originária da Índia. Sua introdução no Brasil é muito antiga; possivelmente, já no tempo colonial, era uti-lizada como planta ornamental, sendo encontrada cultivada em todo o país.

Propriedades ativas concentram-se nos óleos essenciais (citral e mirceno). Combate a erosão, tendo sido usado no Brasil Colônia para plantio à beira das estradas recém abertas.

clip_image001[6]c) Características e Cultivo

Planta perene, forma enorme touceiras de folhas finamente estriadas, com margens cortantes, exalando um forte odor de limão. Flores a-grupadas em pequenas espigas.

Geralmente confundida com a erva-cidreira.

* Variedades: não se conhecem variedades desta espécie, pelo menos no sul do Brasil. Por vezes, é considerada, popularmente, como variedade de uma outra espécie: o Capim Cidró (II) Cymbopogon flexuosus (Nees) Staf, com um teor mais alto de citral (70 a 85%). Porém, esta espécie é muito pouco conhecida e cultivada no Brasil.

* Cultivo: a planta prefere terrenos pouco úmidos, vegetando bem em regiões de clima tropical e temperado. Faz-se mudas desmembrando pedaços da touceira mãe, plantando em lugar bem ensolarado a um metro uma da outra.

* Solos: vegeta melhor nos areno-argilosos, embora tolere os arenosos e mesmo os argilosos. Umidade em excesso bem como os solos demasiadamente secos são impróprios a esta cultura. É planta esgotante do solo, exigente em matéria orgânica e nutriente. Por isso, as touceiras devem ser desmanchadas ao final de 3 a 5 anos, para renovar a cultura em outro local, e, no solo antes ocupado pela cultura, plantar leguminosas e outras raízes profundas.

* Clima: os climas tropical e subtropical até o temperado-brando são os indicados para a cultura. Ressente-se dos ventos frios e das geadas no inverno que queimam as folhas, embora não cheguem a matar as plantas. Recomendam-se as vertentes leste ou norte bem ensolaradas, marcando as linhas de cultivo em curva de nível.

* Propagação: como a planta praticamente não floresce no Rio Grande do Sul, não há como propagá-la por sementes. A propagação é, então, feita por divisão das touceiras. Ao retirar as mudas, deve-se encurtar as folhas e aparar as raízes, não deixando que sequem, mantendo-as umedecidas ou imersas em água. Selecionam-se as melhores mudas.

* Plantio: é realizado de fins de agosto até outubro. Em locais menos frios, também pode ser feito em março – abril. As mudas são colocadas em linhas distanciadas de 0,60 a 0,80, deixando as plantas separadas de 0,30 a 0,40m, entre si, nas linhas.

* Tratos culturais: são poucos, constando de replantio das falhas, pois várias mudas não vingam no plantio. Realizam-se capinas e irrigações, as quais se restringirão aos períodos de forte seca. Na primavera é feita uma adubação complementar entre as linhas.

* Pragas e doenças: em condições de solo inadequado e/ou excesso de chuvas, combina-das com forte calor, poderá ocorrer o aparecimento de fungos de ferrugem das folhas. Um arestamento na ponta das folhas pelos ventos frios será fato normal nas nossas condições climáticas. Poderá, ocasionalmente, ocorrer o aparecimento de pulgões ou cochonilhas na base das folhas ou nos rizomas.

* Colheita: a colheita da parte aérea (folhas e colmos novos) se inicia 6 meses após o plantio, apresentando, no 1º ano, baixo rendimento. As plantas devem ser cortadas a 10cm acima do solo para que rebrotem sem prejudicar os rizomas. Cortes de 10.000kg/ha de planta verde são normais no 1º corte de cada ano, reduzindo-se nos demais. Ao secar, a redução de peso será da ordem de 60% (o rendimento em óleo varia de 0,4 a 0,6% na planta verde).

3. Descrição Botânica

É uma erva perene, ereta, cespitosa, de 0,60 a 3 m de altura, com caule rizomatoso muito ramificado, escuro, curto, semi-subterrâneo e palhoso. As raízes são fibrosas, escuras e numerosas. Dos rizomas partem colmos em tufos eretos e folhosos.

As folhas são moles, basais, planas, glabras, estreitas e longas (0,50 a 1m), invaginantes, aromáticas, paralelinérveas, com margens ásperas e cortantes e ápice acuminado. Têm lâmina de cor verde-grisácea com veios bem visíveis na face inferior e de cor verde-brilhante e lisa na face superior, lígula e bainha forte, não-articulada com o limbo.

As flores são em espiguetas sésseis, canaliculadas no lado ventral, têm de 4,5 - 5mm de comprimento, 0,80-1 mm de largura e margens ciliadas. As espiguetas situam-se sobre ráquis que formam racimos curtos (1 a 1,50cm) que, por sua vez, formam panículas contraídas, bractéolas e terminais. O florescimento é muito raramente observado no Rio Grande do Sul.

Os frutos são cariopses oblongas, secos indeiscentes.

Planta estolonífera, constituindo touceiras compactas e grandes, formadas por numerosos colmos eretos, simples ou ramificados, de 2 a 3 m de altura, exalando um aroma característico, lembrando o do limão.

4. Rendimentos, componentes e aplicações da planta e do seu óleo essencial

O rendimento em óleo essencial na espécie C. citratus, nas condições de Viamão, tem si -

do de 0,4 a 0,6% (RAUBER. et al. 1999).

Seu óleo essencial é usado em perfumaria para a produção de b-ionona (aroma de violetas), na síntese da vitamina A e como antisséptico, por sua ação fungistática (RAUBER et al. 1999).

Por estas inúmeras aplicações, o óleo essencial do capim-cidró tem procura no mercado nacional e internacional, e seus preços têm sido considerados compensadores, embora sua produção por hectare seja baixa (comparada a outras gramíneas aromáticas). Isto se deve a três fatores: menor resistência ao frio, que queima as extremidades das folhas; crescimento mais lento; maior propensão à ferrugem da folha.

5. Propriedade

a) Medicinal

É bastante usada para combater dores de cabeça, febre e aliviar dores, cólicas menstruais e intestinais, pois possui ação analgésica e antiespasmódica (evita as contrações involuntárias dos músculos e previne as convulsões).

É utilizado como refrigerante, diaforético, torceduras e dores musculares. Contém citral, substância também encontrada na melissa, que lhe confere propriedades calmantes e sedativas.

O capim-limão trata a herpes, melhora a digestão, reduz gases intestinais, intensifica o sono e melhora a sua qualidade, reduz a ansiedade e dá mais disposição. O óleo essencial da planta é antifúngico e antimicrobiano. É usado para fabricação de produtos de limpeza, devido ao seu odor intenso e agradável, que atua como repelente.

Como os óleos essenciais são voláteis, no preparo de infusões de folhas ou rizomas, não é necessário ferver muito, nem deixar em água quente por tempo prolongado. Para liberar os princípios ativos, bastam 10 minutos de calor ou fervura.

O chá é bom para insônia e tônico depurativo em estados gripais febris.

* Para baixar a febre: fazer uma infusão com 1 xícara de chá de água e 1 xícara de chá de folha ou rizoma fresco, ou metade se forem secos. Coar e tomar quente.

* Para reumatismo e dores musculares: esmagar num pilão um pouco de rizoma com 1 colher (sopa) de óleo de coco. Coar e empregar em massagens, nos locais doloridos.

* Contra ansiedade:

- Fazer uma infusão com 5gs de folha ou rizoma para cada xícara de chá de água. Coar em seguida. Tomar de 2 a 3 xícaras por dia.

- Colocar 1 colher (sopa) de folhas frescas de capim-limão picadas em um recipiente e amassar-las com o cabo de uma colher. Ferver 1 copo (250ml) de água e despejar sobre a erva. Abafar por 5 minutos. Coar, adoçar com mel a gosto e beber em seguida.

b) Utilização

* Uso caseiro: pode ser usado em banhos aromáticos (preparar sempre o chá forte e nunca colocar a erva direto no banho), e como sachê para perfumar tecidos e afastar traças e outros insetos.

* Uso culinário: batido com água, o capim limão faz um refresco para tirar desânimo dos dias de calor. Usado como aromatizante de bebidas alcoólicas.

* Aromaterapia: tônico nervoso para a exaustão e cansaço, anti-depressivo, combate o estresse e ansiedade.

6. Outros Usos

A planta também é usada como fixadora das margens de estradas e rodovias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário