Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

domingo, 29 de maio de 2011

Castanha da Índia

Nome científico

Aesculus hippocastanum L.

Família

Hipocastanáceas

Parte usada

Cascas, folhas e sementes (castanha da Índia).

Princípios ativos

Heterósidos hidroxicumarínicos; flavonoides; saponósidos triterpénicos; leucoantocianósidos; oligossacáridos; fitoesteroides; heterósidos hidroxicumarínicos; derivados do quercetol, ramnetol e campferol; saponósidos triterpénicos; taninos.

Indicações terapêuticas

Principais indicações terapêuticas: hemorroidas, varizes.

Planeta

Júpiter

clip_image001

1. Habitat e Distribuição

Árvore originária do sudoeste da Europa (Caúcaso), norte da Grécia, prefere solos secos e está muito difundida nas regiões temperadas. Muito cultivada na Europa como árvore ornamental.

2. Formas de administração e posologia

a) Uso interno

- Cozimento: 30 a 50 g de casca/litro, 250-500 ml por dia.

- Infusão (folhas): 30 g/l, 2 a 3 chávenas por dia.

- Tintura (1:10): 50-100 gotas, 1 a 2 vezes por dia.

- Extrato seco (5:1): 200 a 600 mg por dia (deve estar ajustado entre 16 a 20% de escina anidra).

- Supositórios, com 20-30 mg de extrato seco.

b) Uso externo

- Cozimento de casca, a 5%.

- Pomadas, creme ou gele a 20% de extrato fluido.

3. Farmacologia e atividade biológica

A escina e o esculósido são responsáveis pelas propriedades anti-exudativas, venotónicas e aumento da resistência capilar.

A escina é anti-inflamatória e diminui a permeabilidade e a fragilidade capilar. As suas propriedades anti-exudativas contribuem para a reabsorção dos edemas.

O esculósido é ainda protetor solar. Os taninos contidos na casca e folhas, têm um efeito adstringente. Os extratos mostram elevada atividade antiradicalar.

4. Princípios ativos (cont.)

a) Casca

Heterósidos hidroxicumarínicos 2 a 3% (esculósido, fraxósido); flavonoides (campferol, quercitina livre e na forma de heterósido); saponósidos triterpénicos 3 a 5% (escina): taninos catéquicos; leucoantocianósidos; oligossacáridos; fitoesteroides.

b) Folha

Heterósidos hidroxicumarínicos (esculósido, escopoletósido, fraxósido; flavonóis); derivados do quercetol, ramnetol e campferol; taninos; leucoantocianósidos; vestígios de escina; fitosterois: (sitosterol, estigmasterol, campestrol).

c) Semente

Flavonóides 8 a 28% (esculina); saponósidos triterpénicos 10% (escina); taninos catéquicos; hidoxicumarinas, pectina; mucilagem; óleo gordo; glúcidos 40 a 50% (amido).

5. Principais aplicações cosméticas e dermatológicas

a) Cremes contendo extratos glicólicos de folhas ou de sementes

Úteis para tonificar e melhorar a elasticidade do tecido cutâneo e, ainda, para inibir a progressão de rugas, estrias e olheiras ao estimularem a circulação local. São empregues em peles sensíveis e exercem um efeito estimulante sobre as peles envelhecidas, especialmente, pela atividade venotónica.

Usados, também, na acne-rosácea, e no tratamento das varizes das pernas.

b) Banhos cosméticos

Juntar um litro de cozimento de folhas a 20% em 10 litros de água tépida: para tonificar a

pele e aumentar a sua elasticidade.

Cuidado

Efeitos secundários e toxicidade: Preparações cosméticas com teores elevados em esculósido podem produzir dermatites em peles sensíveis.

Contra-indicações: Gravidez, aleitação, crianças com idade inferior a dez anos. Tratamentos com anticoagulantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário