Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

domingo, 29 de maio de 2011

Castanha-do-Pará

clip_image002

Nome científico: Bertholletia excelsa Bonpl.

Origem: Nativa do norte do Brasil. Ótima para regular o colesterol bom.

1. Características complementares

Também conhecida como castanha-do-brasil, a castanha

do-pará possui alta concentração de gorduras poli-insaturadas, que ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) no sangue e protegem de doenças cardiovasculares.

Possui boa quantidade de cálcio e potássio, minerais que, respectiva-mente, previne a osteoporose e regulam a pressão arterial. O potássio ainda participa das concentrações musculares, afastando as cãibras, e fortalece os cabelos.

A castanha-do-pará tem grande quantidade de selênio, nutriente com função antioxidante, que também participa do metabolismo da tireoide, do sistema imunológico e reprodutivo.

Apenas 1 unidade da castanha por dia é capaz de suprir a necessidade de selênio do organismo: ele precisa de apenas 55mcg (microgramas) dessa substância diariamente. O mineral afasta os temidos radicais livres e, por isso, retarda o envelhecimento e doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer.

O selênio também fortalece as defesas do corpo e reduz a oxidação do colesterol ruim (LDL), protegendo as artérias. Agindo em conjunto com a vitamina E, outro antioxidante presente no alimento, ele protege os músculos e pode até prevenir o câncer.

Incluída na alimentação diária, a castanha-do-pará pode aliviar o estresses e dar mais disposição para as atividades durante o dia, pois, além do selênio, o alimento contém vitamina E e B1 e ácido fólico, nutrientes que ajudam o corpo a se livrar do nervosismo e da ansiedade.

É ideal para ser consumida em lanches durante a manhã ou tarde: evitar ficar muito tempo sem se alimentar, colabora com a perda de peso (faz o organismo reservar menos energia).

2. Utilização

a) Medicinal

* Aliviar o estresse: bater 2 morangos, a polpa pura de 1 maracujá, 1 pote (200g) de iogurte natural desnatado e 1 castanha-do-pará no liquidificador, adoçar com mel a gosto e beber logo em seguida.

b) Culinária

clip_image004

BOLO DE CASTANHA-DO-PARÁ

Rende 6 porções e seu tempo de preparo é de 50 minutos.

Ingredientes:

1 e ½ xícara (chá) de açúcar

3 ovos (claras e gemas separadas)

100g de castanha-do-pará moída

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

Margarina e farinha de trigo para untar

Preparo:

Na batedeira, bater o açúcar com as gemas até esbranquiçar. Juntar as castanhas, a farinha e o fermento, batendo bem. Juntar as claras batidas em neve, misturando, sem bater. Colocar em uma fôrma untada e enfarinhada, e levar ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até que ao enfiar um palito ele saia limpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário