Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

domingo, 29 de maio de 2011

Catinga-de-Mulata ou Tanásia

Nome científico

Tanacetum vulgare L.

Família

Asteraceae / Compositae

Sinonímia popular

Tanaceto, tanásia.

Propriedades terapêuticas

Tônico aromático, anti-helmíntica, carminativa, antiespasmódica, colerética, estimulante de vísceras abdominais, inclusive útero.

Princípios ativos

Esteroides, terpenoides, óleos voláteis com tuiona (tóxica), ácido cafêico

Indicações terapêuticas

Regula o ciclo menstrual, tonifica o útero.

Planeta

Vênus

Uso mágico

Saúde e longevidade.

1. Informações Complementares

a) Outros nomes populares

Atanásia-das-boticas, erva-lombrigueira e tasneira (há outra planta, diferente desta, com este nome).

b) Descrição

É uma erva vivaz, tubifloras, geralmente com várias hastes em cada cepa, simples, roliças e angulosas. As folhas são ovaladas e a flor é um botão amarelado, plano ou pouco côncavo.

c) Princípios ativos (continuação)

Em sua composição química consta esteroides (B-sitosterol é o principal, campesterol, colesterol, estigmasterol e taraxasterol), terpenoides (principalmente amirinas, mas também lactonas sesquiterpênicas, incluindo arbusculina, tanacetina, germacreno e crispolídeo), óleos voláteis com tuiona (tóxica) e cânfora como componentes principais e ainda pireno, borneol, cineol, umbelona, sabineno e ácido cafêico.

d) Uso medicinal

É tônico aromático e amargo, e aromatizante natural (a planta é aromática) mas sua virtude maior é como anti-helmíntica, embora seja usada ainda como carminativa, antiespasmódica (Opdyke DLJ. Tansy oil. Food Cosmet Toxicol 1976; 14 : 869-71), colerética (pelo ácido cafêico) e estimulante de vísceras abdominais, inclusive útero.

Na medicina caseira é usada em pomada para prurido anal e seu decoto é escabicida. Há trabalhos afirmando que diminui lipídeos séricos, ajuda abaixar o quantum de açúcar sérico e tem atividade anticancerígena.

2. Dosagem Indicada

Estudos dizem que regula o ciclo menstual e tonifica o útero. Nestes casos deve-se tomar infusão de 20g das flores em meio litro de água, duas xícaras por dia.

Cuidado

Intoxicações podem acontecer pela presença de tuiona. Grávidas e nutrizes não a devem usar.

O sumo das folhas atrapalhou a coordenação motora de camundongos em teste feito por SANTANA, H. et ELISABETSKY, E. Estudos psicofarmacológicos de uma preparação Popular Reputada como Anticonvulsivante, apresentada no VIII Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, p.53. 4 a 6 de Setembro, Manaus-AM, 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário