Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Glossário (L)

Lágrimas de Nossa Senhora

Sinônimos: Coix lacrima, Contas do rosário. A farinha dos grãos é de notável valor nutritivo; aplica-se também, em cataplasmas contra reumatismo. O chá, tanto das folhas, quanto das sementes, é diurético e tem bons efeitos nas afecções intestinais, dos rins e da bexiga. Externamente o chá também se usa em banhos quentes contra reumatismo.

Laranjeira

Sinônimos: Citrus sinensis, Citrus acrasticum, Pomo de ouro. - É fruta muito saborosa rica em sais minerais e contém as vitaminas: A,B,C,D,O. Seu suco é o remédio de cada dia; omado puro em jejum, sem açúcar, dissolve cálculos dos rins, da vesícula, ajuda nas dores intestinais, cólicas, dores hepáticas, úlceras do duodeno e dos intestinos. Porém, quando misturado seu suco com outros vegetais, causa graves fermentações. É muito boa ainda contra escorbuto e anemias; depurativa do sangue; estimulante dos órgãos digestivos; contra dores, gripes, febres, reumatismo, sistema nervoso; a casca em forma de chá melhora o apetite e tem virtudes calmante. As folhas em forma de chá provocam suor, tiram a febre, constituem um calmante. As sementes em forma de chá combatem a diabete. O bagaço de duas laranjas por dia, constituem um ótimo remédio para os que sofrem de prisão de ventre. As flores e a casca do tronco são estimulantes e tônicas, sudoríficas e antiespasmódicas, empregadas nas indigestões e nas moléstias nervosas, espasmos histéricos, palpitação do coração.

Laranjeira do mato

Sinônimos: Mudia brasiliensis, Laranjeirinha brava. - Suas folhas em infusão combatem manchas na pele, dores de estômago, gases intestinais, é digestiva, contra tonturas e vômitos; cólicas menstruais, disenteria, irritabilidade, gosto amargo na boca. Esta planta não deve ser dada às mulheres que estão amamentando, pois os princípios ativos passam para o leite e podem prejudicar os bebês.

Laurus Benjoim

Sinônimo: Asa dulcis. - Árvore encontrada nos sertões brasileiros. Dando-se um corte em seu tronco, ele solta um suco resinoso muito perfumado e balsâmico, usado para preparar emulsões para combater as doenças da pele. Usa-se contra tosses, bronquites, asma e para combater debilidades do aparelho digestivo.

Lentilha

Esta leguminosa é um dos melhores alimentos, rica em fósforo e ferro, constitui um alimento próprio para os anêmicos, fortalece o sangue e o sistema nervoso. O chá das lentilhas é eficiente contra distúrbios intestinais, diarreias e prisão de vente. De sua farinha se faz um cataplasma para se aplicar sobre a região das glândulas inflamadas como a caxumba.

Ligustro

Sinônimo: Alfeneiro. - Árvore ornamental bem comum nas avenida e em nossos jardins. Suas flores são usadas como remédio para pele seca. As frutas são venenosas e causam enterites, fortes cãibras e vômitos. Das folhas e flores pode-se ainda fazer gargarejos.

Lima

Sinônimo: Lima da Pérsia. - As frutas são refrigerantes, ricas em potássio, fósforo, sódio, muito mais que o limão e a laranja. Indicada nas dietas dos doentes e convalescentes. Calmante, diurética, contra febre; o chá da casca e da folha aumenta a pressão, combate gases e dores no coração.

Limão

Sinônimos: Citrus limona, Citrus médica: - Uma verdadeira maravilha que a natureza nos oferece. Com seu poder medicinal pode curar a maioria das doenças. Seu suco destrói os micróbios do tifo e da tuberculose, contidos na carnes que ingerimos. Apesar de azedo, o limão alcaliniza o sangue e destrói os ácidos nocivos do estômago. Emprega-se seu suco tomado em jejum, puro, contra o escorbuto, arteriosclerose, hemorragias, afecções do fígado e do baço, disenterias, hidropisia, reumatismo, gota, gripe, tosses, males da garganta; grande depurativo do sangue, desintoxicante, cicatrizante, antisséptico. Recomenda-se 1 a 2 limões por dia. Trará em geral grande vantagem para os que sofrem de doenças crônicas. A semente é laxativa, combate vermes, mau funcionamento dos intestinos: Tomar uma colher de semente moída ( 15 a 20 g)com água, ou preparado em vinho. Em casos de rouquidão ou falta de voz, tomar uma limonada bem quente, sempre sem açúcar, à noite ao deitar.

Língua de vaca

Sinônimos: Chaptalia nutans, Labaça, Fumo do mato. - Tônica, desobstruente, útil na obesidade. Seu cozimento é usado para lavar feridas, úlceras, tumor linfático e compressas sobre chagas. As folhas aquecidas e colocadas nas têmporas curam a dor de cabeça e produzem sono. O chá das flores, folhas e raiz é um ótimo expectorante contra tosse, gripe, doenças da pele, asma.

Linho

Nome cienti fico: Linum Ustassimum
uma planta herbácea (erva), muito utilizada na indústria têxtil, pois é dela que se extrai o tecido linho. Para conseguir 5 kg de fios de boa qualidade, são necessárias 4 arrobas da plantas. Talvez isso explique por que este é um tecido nobre, que tem o seu preço elevado. Mas o Linho tem ainda propriedades terapêuticas, sendo um excelente laxante e diurético.
Pertencente à família das Lináceas, esta planta é originária do Egito. Sua haste é reta e pode alcançar até 80 cm de altura. Suas flores possuem cinco pétalas e tem uma coloração azulada.
Sinônimo: Linhaça. Em medicina caseira utilizam-se as sementes em forma de cataplasma sobre abcessos, nos resfriados do peito e dores em geral. O chá das sementes usa-se contra diabete, inflamação do estômago, bexiga, colite, hemorroidas, garganta, intestinos, as sementes do linho têm uma ação especial sobre os intestinos: sana-os, tonifica-os e devolve a elasticidade aos intestinos e com ela os movimentos peristálticos que promovem a evacuação. Uma colher de sementes em jejum de manhã faz muito bem, cura prisão de ventre. As sementes de linho podem ser cozidas e adicionadas ao pão, teremos um pão medicinal.

Lírio branco

Sua raiz é estomacal e expectorante, combate as doenças do fígado e a prisão de ventre. As flores maceradas em azeite acalmam dores: de cabeça, de ouvido, reumáticas e machucaduras.

Losna

Sinônimos: Absinto, Erva santa, Erva dos vermes. - A infusão de suas folhas e flores é empregada para curar problemas do fígado, falta de apetite, má digestão, nas menstruações difíceis; eficaz vermífugo contra a tênia ou solitária, lombrigas, amebas. É desaconselhável seu uso contínuo (intoxica), destrói os glóbulos vermelhos. Não deve ser consumido por senhoras grávidas.

Lótus

Sinônimos: Hasu, Nelumbo nucífera: - A raiz dessa formosa e sagrada flor é usada para curar enfermidades do pulmão: asma, tosses rebeldes, bronquites. Aqui no Brasil essa raiz, é encontrada nas lojas de produtos naturais, macrobióticos, cortada em rodela, rala-se uma rodela da raiz, junta-se uma xícara de água fervente, deixa-se repousar por uns 10 minutos. Tomar o chá puro, sem açúcar, 2 vezes ao dia, longe das refeições.

Louro

Muito usado na cozinha, as folhas e os frutos. Confere aos alimentos melhor gosto e perfume. Favorece a digestão, melhora o apetite e combate os gases intestinais. Das bagas extrai-se um óleo com o qual se preparam pomadas e linimentos para fricções contra o reumatismo e aplicar em contusões e hemorroidas. A maceração das folhas e dos frutos usa-se para banhos, dando efeito calmante e favorece depois o sono. Seu cozimento serve também para banhar e combater o suor dos pés, evitando-se o mau cheiro.

Lúpulo

Sinônimos: Humulus lupulos, Salsaparrilha nacional, Luparo. - É uma planta medicinal narcótica, tônica, diurética. Recomendada nas desordem nervosas, anemias, tônico cardíaco, afecções linfáticas, moléstias da pele, anti-séptica, vermífuga; na debilidade sexual. Eis uma receita contra insônia: misturar em partes iguais, folhas de lúpulo, salvia e camomila, em infusão, tomar ao deitar, adoçado com mel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário