Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Glossário (M)

Macela

Sinônimos: Achyrocline satureioides, Marcela, Macela do campo. O chá de suas flores é indicado nos casos de: má digestão, males do estômago, problemas do fígado, calmante, desinteiras e diarreias. É a camomila brasileira.

Macieira

Sinônimos: Purus malus, Maçã de Apolo. - O chá das folhas nutre o baço e o sistema nervoso, produz um sono tranquilo, é um desinfetante para a boca. O fruto cozido tonifica os convalescentes. Duas xícaras de chá de maçã diariamente, emagrecem alguns quilos por mês. A maçã além de ser uma fruta saborosa, é nutritiva, tônica, de digestão fácil. Eis uma receita para curar gastrite, catarro intestinal, disenteria, intoxicação. Para uma cura com maçãs, o doente deverá comer um quilo e meio de maçãs durante o dia, raladas em ralador de plástico ou de vidro, com casca. Somente isto, só é permitido tomar água uma hora antes, e uma hora depois das refeições de maçã. Deve comê-las bem devagar. Durante 2 dias, após irá voltando devagar à alimentação normal, conservando umas porções de maçã. Não deve tomar mais nenhum remédio. As maçãs atuam como uma esponja, sugando os líquidos e matérias tóxicas eliminando-as rapidamente.

Madressilva dos jardins

Sinônimo: Lonicera caprifolium. - Suas folhas em cozimento são usadas para gargarejos contra as anginas. As flores em forma de xarope, aliviam o coração e são boas para as vias respiratórias.

Mãe boa

Sinônimos: Cissus alata, Vitis sulccicaulis. - As folhas em cozimento são empregadas para combater o reumatismo, os corrimentos uterinos, e outras doenças do aparelho genital feminino e masculino. É de uso externo, em banhos quentes, depois abrigar-se bem, principalmente o ventre, enrolando-se em um pano de lã ou equivalente. É bom fazer os banhos à noite antes de deitar.

Magnólia

Sinônimo: Magnólia glauca. - O cozimento das cascas ou tintura é fortificante, combate reumatismo acompanhado de lesões cardíacas. Entorpecimento e dores errantes pelo corpo. Opressão sobre o peito, falta de ar. Angina do peito. Endocardite. Sensação como se o coração fosse parar de bater. Dor ao redor do coração com coceira nos pés. Febres e paralisias. Os frutos empregam-se contra dores e afecções intestinais.

Malva

Nome científico: Malva Sylvestris
A Malva é utilizada, por algumas pessoas, como verdura,fazendo parte da salada. Suas propriedades terapêuticas são inúmeras. É um excelente laxante e também muito eficiente no combate às dores-de-dente, prisão-de-ventre e inflamações dos rins, bexiga e intestino. A Malva é uma planta herbácea (erva), pertencente à família das Malváceas. Seu caule mede aproximadamente 20 cm de altura, algumas vezes rastejante, outras não. Suas flores são lilases ou então brancas com listras roxas. É muito encontrada em campos incultos. A Malva Cispa, uma das variações da espécie,é muito utilizada pela indústria têxtil, pois dela se extrai uma fibra utilizada para a confecção de tecidos e cordões.
Sinônimos: Malva de botica, Malva silvestre: Existem muitas variedades e todas são medicinais. A infusão das folhas é calmante dos nervos e dores em geral. Tem virtudes emolientes, para cataplasmas, inflamações do estômago, da vista, dor de dente, da boca, das gengivas, garganta, intestinos, bexiga, rins, pele irritada, queimadura do sol, mau hálito, aftas, nas inflamações da vagina, banhos nas inchações das pernas, desinfetante posto sobre feridas e úlceras, faz emagrecer sem prejudicar o coração. Combate inflamações dos ouvidos e das pálpebras.

Malvão

Sinônimo: Bago de veado: - cura feridas crônicas, hemorroidas; em banhos é contra o reumatismo; tomando cura os males da bexiga, inflamações internas, evita o câncer; crianças fracas ficam fortalecidas com banhos e chás.

Mamão

Sinônimo: Ricinus cumunis. Fruto delicioso, rico em vitaminas, dá ótima sobremesa, suco. Seu leite, rico em papaina, serve para substituir a pepsina. O chá de suas folhas ajudam a digestão, serve para lavar feridas, eczemas, abaixa a pressão. Suas sementes e seu leite, são vermífugas, combatem as verrugas. Usam-se por dose 24 sementes trituradas, para crianças a dose é a metade. As flores do mamão macho em infusão, ou em forma de xarope, são ótimas contra tosse e bronquite.

Mamica de cadela

Grande tônico, a casca combate a dor de dente e de ouvido; é eficaz contra gases, azia e picadas de cobra.

Mamona

Sinônimos: Ricinus Communis, Palma Cristo, Carrapateiro. - É das sementes da mamona que se extrai o óleo de ricino. É purgativa, (Para tal usa-se o óleo, 2 colheres de sopa uma vez ao dia), é vermífuga; é muito bom o decocto das folhas ou dos cachos em banhos para hemorroidas e assaduras, também pode-se extrair o sumo das folhas e fazer compressas no local, embebido em algodão, aplicar até 4 vezes ao dia. As folhas aquecidas também se aplicam em tumores. As sementes não devem ser consumidas, intoxicam, 6 a 7 sementes bastam para matar uma criança.

Manacá

Sinônimo: Primavera. - A flor do manacá muda de coloração, a princípio roxa, depois rosa e por último branca. Anti-sifilítica, diurética, purgativa, é boa contra o reumatismo e para provocar o fluxo menstrual.

Mandioca

Sinônimos: Aipim, Macaxeira. É um bom alimento, dá força, ainda usa-se a farinha contra disenterias e diarreias. O chá dos brotos favorece o sono, é calmante, alivia hemorroidas. Em forma de cataplasma aplica-se em abcessos e inflamações.

Mangue Vermelho

Sinônimos: Rhizophora mangue, Guaparaíba. O cozimento das cascas, em doses fracas, é indicado para combater disenterias, corrimento uterino, acne, hemorragias uterinas e nasal.

Mangueira

Sinônimo: Mangífera indica. A casca é contra cólicas em geral, hemorragias; diarreias crônicas, leucorreia, gonorreia; as folhas e a polpa, em forma de xarope, contra a tosse, asma, bronquite; a resina é depurativa.

Manjericão

Sinônimos: Caçalia óptica, Manjericão das moças. - O chá das folhas é bom para debilidade geral. Contra gases intestinais e do estômago, excitante, digestivo. O cozimento das raízes serve para estagnar o sangue.

Manjerona

Indicada nas fraquezas musculares e dos nervos, combate resfriados, cólicas intestinais, males do estômago, insônia, incontinência dos instintos sexuais, reumatismo: o excesso prejudica o sistema nervoso das crianças e provoca sono artificial.

Maracujá

Sinônimos: Pasiflora, Maracujá-açu, Maracujá suspiro, Maracujá silvestre. As folhas em infusão são sedativas, calmante para dores em geral, contra gripes, diurética, desinfetante; perturbações da menopausa, asma neurastenia e nervosismo dos celibatários. Não deprime o sistema nervoso. Atuando com rapidez e segurança. O suco dá um agradável refresco.

Marapuama

Sinônimos: Muirapuama, Acanthea virilis, Pau-homem. - O cozimento das cascas é indicado contra reumatismo, nevralgias, fraqueza do estômago e dos intestinos; cólica menstrual. Sua principal indicação é nas doenças do sistema nervoso, tônico dos nervos e dos músculos. Combate eficazmente a impotência sexual masculina.

Maravilha

Sinônimos: Bonina, Boa-noite. O suco da flor pingado no ouvido ou posto com algodão, alivia a dor. O polvilho das sementes com um pouco de suco de limão, ajuda a tirar as sardas e espinhas do rosto. A raiz é recomendada na sífilis, leucorreia, hidropisia, disenterias, cólicas abdominais.

Margarida

Sinônimo: Mãe-de-família: - Folhas e flores dão um bom fortificante dos nervos, esgotamento pelo trabalho, gravidez, fortalece o útero. É um bom calmante contra febres, gripes maus efeitos do organismo. Toda a planta se usa interna e externamente, em cataplasmas ou chás nos traumatismos, golpes, quedas, sangue parado, congestões venosas, varizes, dores, vertigens, bom para a idade crítica, câncer no seio; aplica-se sobre tumores, feridas e úlcera. A flor é um bom alimento fritado com ovos. Tem as mesmas indicações da arnica.

Maria mole

Sinônimo: Catião, Flor das almas. - Bom para provocar suadouros nas febres, sarampo, erisipela, ajuda a eliminar as toxinas, acalma e tonifica os nervos; é boa para cataplasmas ou compressas contra reumatismo, íngua, dor nas costas ( é bom fazer suar a erva num pano e depois aplicar), o suco é bom contra dor de ouvido, curar feridas, cortes, ( fritar em gordura de coco), dá para fazer uma pomada contra coceiras e infecções.

Marmeleiro

Sinônimo: Marmelo. - Com a polpa e as sementes faz-se um xarope para tosse e asma; o chá das folhas é útil na diarreia, febres, nevralgias faciais, dor de dente, explicações em partes inchadas, disenteria amebiana, estômago fraco e de digestão lenta. Cataplasmas das frutas, cascas ou folhas contra machucaduras, golpes, hemorroidas.

Marroio

Nome científico: Marrabium Vulgare
Apesar do que sugere seu nome científico (MarrabiumVulgare), não é uma planta muito comum, mas pode ser encontrada principalmente em campos incultos, localizados em zonas mais quentes e secas. Em função de seus principios ativos (ela contem acido glicolico, marrubina e óleo etéreo), o Marroio, que é uma planta herbácea (erva), possui propriedades tônicas, expectorantes, antiespasmódicas e digestivas, bem como antissépticas. Pertencente à família das Labiadas, é uma planta perfumada,cuja altura varia entre 30 e 50 cm, seu caule é reto e robusto, coberto por uma fina lanugem. Suas folhas são esbranquiçadas e possuem nervuras evidentes. Os frutos,a exemplo das flores, possuem um aroma um tanto enjoativo, com sabor amargo.
Sinônimo: Erva das mulheres. Possui propriedades tônicas, fortalece o organismo, melhora o apetite, combate febres, cura feridas , chagas e úlcera; útil nas menstruações difíceis. Seu chá, com mel, é benéfico nas tosses, bronquites e asma. Em banhos quentes é eficaz contra a gota.

Mastruço

Sinônimos: Mentruz, Lipidium bonarense. - Como alimento é boa salada, como remédio é boa para doenças do peito, bronquite, sinusite(aplicar na fronte), moléstias dos rins e do estômago; é diurético, contra raquitismo. Como emplasto nos casos de queda machucaduras. Seu suco é um eficiente vermicida e desintoxicante. Usa-se toda a planta em infusão para combater escorbuto.

Mata pasto

Sinônimo: Carrapicho rateiro. Seu suco com limão combate as doenças da pele. Depurativo do sangue, purgativo, sudorífico. As sementes são vermífugas.

Melancia

Sinônimos: Cucurbita citrullus, Citrullus vulgaris. É refrigerante diurética, combate os gases, boa para os males do peito. Reduz a pressão alta. Suas sementes socadas, com leite, ou infusão, são vermífugas e boas para os males da bexiga.

Melão

Fruta recomendada para os que sofrem de icterícia, cálculos renais e biliares, para as mulheres que sofrem de infecção nos ovários e no útero; elimina pólipos(verrugas internas), coágulos de sangue nas veias e tem indicação nas menstruações difíceis e na idade da menopausa. O suco do melão é calmante, combate febres, regenera o sangue e liberta o organismo de muitas toxinas. As sementes mastigadas combatem os vermes e mesmo em doses mais fortes, a solitária, tomadas em jejum e seguido de um purgante.

Melão de São Caetano

Sinônimos: Momordia charantia, Erva lavadeira, fruta de cobra. - O suco do fruto, misturado em partes iguais com óleo de rícino, combate vermes intestinais, é purgativo, combate as hemorroidas. As sementes socadas e misturadas com vaselina dão um unguento supurativo. Os frutos em cozimento são usados em banhos quentes para curar diartrose, eczemas, corrimento uterino, cólicas, dores reumáticas e menstruação difícil. O chá das folhas é preventivo da gripe, contra febres e cólicas dos vermes.

Melissa

Nome científico: Melissa Officinalis red Calamintha
A Melissa pertence à família das Labiadas.. Seu caule é reto,podendo atingir até 80 cm de altura. é toda recoberta por uma lanugem, sendo que suas folhas se apresentam no formato de um cálice tuboso, cujo lado de dentro pode ser amarelo ou branco, ou ainda apresentar manchas. Suas folhas também são ricas em glândulas de óleo. É originária da América do Norte e sul da Europa.
Suas propriedades são conhecidas desde a Grécia antiga quando era cultivada nos jardins, pois
atribuía-se a ela a capacidade de fortalecer o coração e o cérebro. A conhecida água de Melissa,
hoje vendida em farmácias, foi desenvolvida há?séculos pelos Cannelitas franceses. Esta água serve como calmante e antiespasmódico, uma de suas maiores propriedades. A Melissa é ainda muito empregada para combater distúrbios de origem nervosa, hepática e nevrálgica, do aparelho digestivo e intestinal.
As folhas da Malva, quando esmagadas, exalam um agradável perfume. Ela também é conhecida como erva-cidreira verdadeira, melitia, cidrilha e melissa romana.

Mil Folhas

Nome científico: Achillea Millefolium
Pertencente à família das Compostas, as propriedades terapêuticas desta planta são lendárias. Conta-se que Aquiles,depois de ser gravemente ferido numa batalha, foi medicado por sua mãe, Teti, com as folhas desta planta, que curou a sua ferida.  Durante séculos foi amplamente utilizada para evitar hemorragias. Mas, a mil-folhas possui ainda propriedades antiespasm6dicas, adstringentes, depurativas, sendo ainda um bom remédio para combate ras
hemorroidas. Seu caule é em forma de raiz (rizoma),rastejante, com a haste reta e as folhas bem verdes e brilhantes. Suas flores são brancas ou rosadas e seus frutos so pequeninos e amargos.
Sinônimos: Achillea millefolium, Mil-em-rama, Milefólia, Pronto-alívio, Erva-de-carreteiro. - Um grande remédio para todas as hemorragias: do útero dos pulmões, vômitos com sangue, hemorroidas, diarreias com sangue, regras abundantes, mucosidade nos intestinos, catarro sanguinolento dos tísicos. Doenças do coração; depois de cirurgias na bexiga. Maus efeitos do esforço de levantar peso. Excessos musculares. Preventivo do aborto e das hemorragias após parto. Varizes dolorosas durante a gravidez. As flores e folhas secas pulverizadas aplicam-se sobres feridas velhas e insensíveis. Alivia a dor de dente e do estômago.

Milhã

Sinônimo: Capim milhã. - Suas sementes são alimentícias e são usadas contra disenterias e febre. O cozimento da raiz é recomendado nos males das vias urinárias. O bafo dela serve para acalmar a dor de dente e reumatismo.

Milho

Sinônimos: Zea mays, Catete, Hymencea coubaril, Trigo da índia. O cozimento dos grãos adoçados com mel são bons para curar catarro. Os cabelos das espigas(estigmas) são usados em infusão, para curar areia dos rins, cistites, pielites e outras doenças dos rins e da bexiga.

 

Monésia

Sinônimos: Crysophyllum glycyphulgrus, Casca doce, Buranhém. - O cozimento das cascas cura o catarro crônico, as flores brancas e hemorragia pulmonar. Externamente usa-se em banhos quentes contra erisipela e úlceras.

Morango

Sinônimo: Moranguinho.Fruta rica em vitaminas: A, B, K. O chá das folhas combate azia e colesterol. As raízes e folhas são ótimo remédio contra inflamação dos rins, da bexiga e retenção de urina, disenterias, azia, areias, gota e reumatismo.

Mostarda

Sua salada é indicada para os que sofrem de câncer nos intestinos. É contra dor de cabeça, digestiva, contra reumatismo, com vinagre, aplica-se sobre mordeduras de cobras. É popular o sinapismo feito com a semente contra pneumonia, paralisias, congestões pulmonares, nos pés e outros membros.

Mulungu

Sinônimos; Erythrina mulungu, Muxoxo, Flor de coral. - As cascas em cozimento são hipnóticas, sedativas, contra insônia e nervosismo, asma e bronquite, nas inflamações do fígado e do baço. Ver também a palavra Corticeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário