Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sábado, 14 de maio de 2011

Preparação dos Medicamentos

Vários dos medicamentos citados no capítulo anterior requerem tipos de preparação especial. Conheça agora cada um deles e veja como proceder em cada caso, permitindo assim que as receitas tenham os resultados esperados.

CATAPLASMAS

Para a preparação do cataplasma utilizam-se sempre, ervas frescas, que devem ser esmagadas até que se obtenha uma substância semelhante a uma papa. Em alguns casos específicos, a erva pode ser fervida em um pouco de leite., ou vinagre. Nos dois casos esperar que o liquido evapore completamente. Em seguida colocar a papa entre dois pedaços de gaze ou tecido bem limpo, de preferencia linho, e aplicar sobre aparte do corpo afetada.

O cataplasma costuma ser utilizado para o tratamento de dores reumáticas, inflamações da pele, inchaços, contusões,ulcerações, feridas e chagas.

DECOCÇÃO

Esse tipo de preparação de medicamento é utilizado quando a erva indicada pertence a categoria de plantas que não perdem a eficácia quando expostas ao calor. 0 método da decocção também é adotado quando a receita especificar o uso das raízes, cascas, ramos e sementes, que pertençam a plantas compactas e lenhosas.

Nesse caso é necessário submeter a parte indicada da planta ao cozimento, em doses de água que variam de acordo com cada receita. A ebulição deve acontecer em fogo brando, podendo durar de algumas horas a poucos minutos, conforme a indicação. A decocção usualmente deve ser coada com um filtro de papel ou coador de pano. Para maior aproveitamento, deve-se espremer a papa obtida entre os dedos, retirando assim o máximo de suco.0 cozimento é que vai permitir retirar da planta todos os seus princípios ativos.

INFUSÃO

Para preparar uma infusão é necessário cortar em pequenos pedaços a parte da planta que se for utilizar, tanto pode ser a folha, como as flores, raízes, caule etc. Em seguida, jogar água fervente. 0 recipiente utilizado deve ser fechado com uma tampa. A infusão deve durar, no mínimo, quinze minutos. Da mesma forma que a decocção, para coar utiliza-se filtro de papel ou então coador de pano.

MACERAÇÃO

Neste caso, para poder retirar todos os princípios medicinais de uma ou mais plantas. É preciso colocá-las num recipiente com tampa (urna garrafa, por exemplo) e acrescentar uma dose pré-estabelecida de água fria, álcool, vinagre ou vinho. Esse processo pode demorar de algumas horas a alguns dias, conforme especificar a receita. Também é necessário coar o líquido obtido

Nenhum comentário:

Postar um comentário