Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sábado, 14 de maio de 2011

Problemas (P)

PANCADAS

Para evitar os terríveis hematomas misture uma pequena porção de mastruz, catinga-de-mulata e um nó de pinho pequeno, picado, em um litro de álcool canforado. Deixe curtir por duas semanas. Passar nas contusões até esquentar.Para as pancadas mais fortes, misture suco de limão com vinagre e sal e friccione sobre o local afetado.

PELE

São inúmeros os problemas que atingem a nossa pele. Vejamos alguns remédios naturais eficazes no tratamento de avermelhamentos, dermatoses, eczemas, erupções,impetigo, prurido e irritações.Avermelhamento-Para os avermelhamentos causados pela ação do vento e do sol, misturar um copo duplo de suco de agrião com 10 gotas de essência de amêndoas amargas (encontrada nas farmácias homeopáticas). Aplicar o preparado sobre as regiões afetadas.

Eczemas - Cozinhar em fogo brando 15 g de raízes de alcaçuz, 20 g de raízes de genciaria, 20 g de raízes de salsa-parrilha, 50 g de raiz de bardana, 50 g de raízes; de gramínea, 150 g de raízes de dente-de-leão em três litros de água. Quando a mistura estiver fria, coar e beber uma xícara pela manhã ainda em jejum, uma no meio da tarde e outra antes de se deitar.

Irritações -Ferver algumas folhas de alface em pouca água, por aproximadamente 5 minutos. Deixar esfriar um pouco e untar as folhas com azeite de oliva, em seguida colocar sobre uma gaze fina e aplicar sobre a região afetada para conter a inflamação.

Impetigo - Ferver 10 g de folhas de nogueira (podem ser secas ou frescas), em 0,30 litro de água, adicionando 6 g de ácido bórico em pó (encontrado nas farmácias). Esperar esfriar e coar. Depois, ensopar um chumaço de algodão e passar delicadamente sobre as regiões atingidas pelo problema

Dermatoses, eczemas; e erupções cutâneas

Colocar algumas folhas de amoreira, previamente lavadas,numa panela com duas colheres de sopa de água. Aquecer até que todo o líquido evapore. Colocar as folhas sobre uma gaze, espremendo para que saia o líquido. Em seguida, aplicá-las, quentes, sobre a região atingida. Deixar a compressa sobre a pele até esfriar, renovando-a pelo menos duas vezes ao dia. … importante que esteja sempre quente.

Prurido - Esmagar alguns ramos frescos de hortelã e aplicar sobre a região afetada na forma de cataplasma. Este remédio é útil sobretudo quando o prurido é causado pela picada de algum inseto.

Queimaduras de sol - Ralar uma batata-crua e fazer uma compressa sobre a queimadura. Repetir a aplicação duas a três vezes ao dia.Existe também um óleo especial de nogueira, vendido nas farmácias e perfumarias, que serve para manter o bronzeado e protegera pele contra as queimaduras do sol.Mas os problemas e cuidados com a pele não param

Pele oleosa - Misture uma colher de iogurte natural com uma colher de aveia. Aplique no rosto, deixando agir por 15 minutos. Lave com água morna. Se preferir, corte um pepino e bata no liquidificador com um pouco de água e suco de limão. Acrescente ainda uma clara batida em neve. Aplique e deixe secar sobre o rosto. Depois lave com água morna, delicadamente.

Pele ressecada - Quando a pele das mãos e lábios estiver ressecada, aplique um pouquinho de óleo de dendê

Pele seca - Bata no liquidificador 1/4 de um abacate médio com uma colher de óleo de amêndoas. Aplique no rosto limpo e seco,deixe agir por alguns minutos e lave com água e sabão neutro

Poros abertos - Fazer uma papa com açúcar e limão. Esfregar delicadamente no rosto e enxaguar utilizando um sabonete neutro.

PERNAS

Pernas cansadas e doloridas - Cada pessoa tem um tipo específico de pele,que pode ser seca,oleosa ou ressecada.Para resolver o problema, lave-as, friccionando bem, com o líquido do cozimento da alfafa.

Pernas inchadas - Misturar 30 g de folhas de aroeira em meio litro de água fervente. Banhar as pernas com o líquido obtido.

Varizes - Cozinhar, em um litro de água, um punhado de bagas de cipreste trituradas. Deixar esfriar e coar. Banhar as pernas com o líquido. Óleo de ipê amarelo também é um medicamento eficiente. Outra receita que apresenta bons resultados é aplicar, diariamente, um chá feito com meio copo d água, 1/3 de óleo de mamona e sal.

PÉS

Pés cansados e frieiras - Ferver em um litro de água, por meia hora, uma casca de cajueiro pesando aproximadamente 10 g. Colocar o líquido obtido em uma bacia com água quente e banhar os pés.Outra receita É ferver 200 g de folhas de nogueira em 6 litros de água. Banhar os pés diariamente. … indicado também para acabar com o suor excessivo nessa região. Ou ainda, faça um chá de folhas de laranjeira com sal. Ponha em uma bacia e deixe os pés nessa solução por algum tempo.

Suor - Fazer lavagens frequentes com a seguinte infusão colocar 15g de casca de carvalho em um litro de água fervente. Ferver, por vinte minutos, um punhado de bagas de louro em um litro de água. Deixar em infusão até o resfriamento completo da mistura.Em seguida, esmagar as bagas para que liberem todo o seu liquido. Coar e colocar o liquido obtido numa bacia com água quente e banhar os pés.

Rachaduras - Para acabar com as rachaduras nos pés, aplique óleo de soja com uma pitada de sal nos locais afetados.

Inchaço - Faça um chá de avenca, com um litro de água para 10 g da planta. Tomar 10 colheres de sopa, diariamente até que o problema desapareça. Se preferir, banhe os pés com água morna, sal e vinagre. Além de desinchar, essa mistura acaba também com a dor.

PICADAS DE INSETOS

Abelha - Primeiro, retire o ferrão, com cuidado, utilizando uma pinça..A seguir passe um pouco de vinagre e depois suco de limão. Ou então coloque uma rodela de cebola sobre o local. Diminui a dor e desinflama.

Aranha - Amasse três dentes de alho e coloque sobre o ferimento.

Cobra - Antes de mais nada, amarre um pano antes e depois do local da picada para que o veneno não se espalhe pela corpo.Em seguida, passe querosene sobre a região atingida e faça um chá de alho bem forte para beber.Depois, faça um cataplasma (ver Preparação de Medicamentos)com sementes de mostarda, alho e coloque sobre a picada. Procure um médico o mais rápido possível.

Escorpião - Molhe um pedaço de fumo em rolo e passe no local ou então mate o escorpião e o coloque em um vidro com álcool. Friccione, de vez em quando, esse liquido sobre a picada.

Marimbondo - Ferva um tomate e corte em fadas. Coloque uma delas,ainda quente, sobre a picada.

Mosquito - Passe sobre o local da picada uma mistura contendo 5 g de essência de cravo, com um pouco de clorofórmio, e 90 g de óleo de amêndoas doces.. Guarde em um vidro escuro.

Insetos em geral - Esfregue algumas folhas frescas de sálvia sobre o local da picada ou então passe óleo de camomila.

PIOLHOS

Rale um pedaço de pau-paraíba e esfregue sobre o couro cabeludo. Ou então, faça um chá bem forte de folhas de arruda, na proporção de 20 g de arruda para um litro de água, e lave a cabeça.

PLEURITE

Macerar (ver Preparação de Medicamentos) por um mês em 0,20 litro de álcool a 90 graus 100 g de ramos secos de girassol. 0 recipiente deve permanecer nesse tempo num local onde receba a luz solar. Depois de uma semana, adicionar um litro de vinho branco suave de boa qualidade. Diariamente tome um cálice em jejum e outros no intervalo entre as refeições. Assim é possível principalmente prevenir a febre que acompanha a doença.

PÓLIPOS NASAIS

Pólipos nasais são excrescências, uma espécie de tumor que cresce na superfície de determinados órgãos, que aparecem em certas mucosas. No nariz, o problema pode ser resolvido com uma planta chamada rabo-de-cavalo. Para preparar o medicamento, basta ferver uma porção de folhas secas da planta em uma xícara de água. Deixar esfriar,coar e utilizar o líquido obtido para fazer inalações de duas a três vezes ao dia, para restabelecer a circulação sanguínea.

Esta receita também é eficiente para conter hemorragias no nariz.

PRESSÃO ALTA

Para acabar com o problema da pressão arterial alta fazer uma efusão colocando 20 g de sumidades floridas (galhos com flores) de fumaria em 0,20 litro de água fervente. Coar e acrescentar açúcar ou mel para melhorar o paladar.

Tomar uma xícara por dia, durante uma semana. Se preferir,pode preparar o xarope. Ferver um litro de água com 40 g de sumidades floridas da fumaria e 800 gramas de açúcar. Depois de meia hora, coar o xarope com um tecido fino e guardar numa garrafa. Tomar três cálices durante o dia.

Ou então, coloque para ferver uma colher de chá de alpiste em um litro de água. Deixe ferver até que o líquido fique reduzido à quantidade de um copo. Tome o chá duas vezes por semana, não mais. Chá de miolo de chuchu também é eficiente. Tome uma xícara a cada três horas.

Suco de repolho temperado também é eficiente para resolver o problema. Para preparar, pique a cabeça de um repolho cru e salpique algumas pitadas de sal. Bata no liquidificador e tome um copo pela manhã. Se preferir pode também comer bananas ainda em jejum.

Para resolver o problema da prisão de ventre em bebes,acrescente uma colher de café de mel à mamadeira.

PRESSÃO BAIXA

Colocar 30 g de raízes dessecadas, mas não moídas, em um litro de água. Ferver a mistura por dois minutos e coar.

Tomar de duas a três xícaras ao dia.

Outra receita é ferver alguns pauzinhos de canela numa xícara de água açucarada. Tomar quando estiver morno.

Se preferir pode, ainda, engolir uma colher de sal. Uma xícara de café com leite, quente, também pode ajudar a elevar pressão.

PRISÃO DE VENTRE

Diariamente, ainda em jejum, beba duas xícaras de água fervida adicionando dois limões espremidos e da uma polenta mole, voltar a aquece-la em fogo brando até começar a ferver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário