Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Centeio

clip_image002

Esse cereal, de composição bastante próxima ao trigo, desde que na forma integral é uma ótima fonte de carboidratos, que fornecem energia.

O centeio é utilizado na forma de grão inte-

gral, farinha ou flocos. A farinha integral é uma boa opção no preparo de pães e massas, pois possui nutrientes essenciais ao equilíbrio corporal.

A farinha de centeio possui proteínas, lipídeos, carboidratos, fibras, além de minerais como magnésio, fósforo, ferro, potássio, selênio, cobre, zinco, cálcio e vitaminas B1, B2 e B6. Oferece mais proteínas que o trigo e é mais denso que os alimentos preparados por ele.

As farinhas integrais, quando consumidas com moderação [2 colheres (sopa) por dia], ajudam a controlar o peso, a glicemia e o colesterol, além de prevenir problemas intestinais e câncer.

Esse cereal é bastante indicado para tratar aterosclerose (decomposição de gordura nas artérias), pois proporciona maior elasticidade nas artérias, favorecendo a circulação; neutraliza a ação dos radicais livres e regula a pressão arterial. É por isso também que se recomenda o consumo regular de centeio para os casos de hipertensão, já que quem tem essa doença precisa estar com as artérias saudáveis.

As fibras insolúveis do centeio colaboram no combate à prisão de ventre e previnem o câncer de cólon. O cereal também possui bastante fósforo, que é um nutriente que fortalece os ossos e é ótimo para o bom funcionamento da memória.

1. Utilização

a) Medicinal

* Fortalecer o coração: em uma vasilha, colocar 1 xícara (chá) de grãos cozidos de centeio e de lentilha (cada), 2 xícaras (chá) de tomates-cereja picados, e 1 cebola média picada. Temperar com suco puro de ½ limão, sal, azeite e pimenta a gosto. Acrescentar 3 colheres (sopa) de cheiro-verde, misturar bem e servir.

b) Culinário

PÃO DE CENTEIO

Rende 2 unidades e seu tempo de preparo é de 1h (+ 1h de descanso)

Ingredientes:

30g de fermento biológico fresco

1 colher (chá) de mel e de semente de gergelim (cada)

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 xícaras (chá) de farinha de centeio

1 xícara de água

3 colheres (sopa) de óleo de milho

Sal a gosto

Preparo:

Desmanchar o fermento no mel. Reservar. Misturar as farinhas, sal e as sementes de gergelim. Abrir um buraco no meio e adicionar o fermento. Acrescentar o óleo e a água misturando até a massa desgrudar das mãos. Cobrir com um pano e deixar descansar por 30 minutos ou até dobrar de volume. Dividir a massa e modelar 2 pães. Deixar descansar por 30 minutos. Levar ao forno médio até dourar.

Cuidado

Por conter doses de glúten, o centeio não pode ser consumido por pessoas com intolerância a essa substância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário