Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Cevada

clip_image002
O grão da cevada é rico em carboidratos, proteínas, fibras e minerais, como potássio, magnésio, fósforo, cobre selênio, além de betacaroteno (provitamina A) e vitaminas do complexo B.
Consumir o grãos da cevada contribui para o controle da glicemia e do colesterol elevado. Por ser rico em fibras, também auxilia no bom funcionamento intestinal, além do magnésio,, que participa d formação óssea.
Com equilíbrio das taxas de colesterol e de açúcar no sangue, quem ganha é o coração. Isso porque ele se esforça menos para empurrar o sangue pelas artérias, já que elas não apresentam obstruções.
Já o intestino trabalhando corretamente melhora a aparência da pele e previne câncer de cólon.
Para aproveitar a cevada nas refeições diárias, usar em grão ou farinha, que podem ser utilizadas no preparo de pães e massas.

1. Utilização

a) Medicinal
* Suco anticolesterol: bater 1 copo (250ml) de água filtrada, ½ berinjela, ½ cenoura, 1 laranja sem casca e sem sementes e 1 colher (sopa) de grãos de cevada, no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Se necessário, adoçar a gosto.

b) Culinário

RISOTO DE CEVADA
Rende 4 porções e seu tempo de preparo é de 50 minutos.
Ingredientes:
1 colher (sopa) d azeite
1 dente de alho amassado
1 cebola média picada
1 cenoura média ralada
2 xícaras (chá) de cevada
1 litro de água
1 cubo de caldo de legumes
2 tomates sem pele e sem sementes
2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
Sal a gosto
Preparo:
Em uma panela, aquecer o azeite em fogo baixo e acrescentar a cebola e o alho. Deixar até dourar. Adicionar a cenoura e fritar por alguns minutos. Em seguida, juntar a cevada e refogar por mais 1 minutos. Colocar o caldo de legumes dissolvido na água aos poucos, á medida que o risoto vá secando, mexendo sempre. Cozinhar até a cevada amaciar, mas não deve ficar muito mole. Juntar o tomate, temperar com sal e adicionar a cebolinha. Servir imediatamente.

Dica
Acrescentar a cevada no café (metade pó de café e metade cevada).

2. A cerveja
Beber cerveja (sem extrapolar) ao menos 3 vezes por semana reduz até 35% o risco d sofrer um ataque do coração. Isso porque ela aumenta as taxas de colesterol bom ao mesmo tempo em que diminui as do ruim, dificultando o entupimento das artérias e facilitando o fluxo do sangue pela corrente sanguínea. Como se não bastasse, alguns estudos indicam que a cerveja tem efeito anti-inflamatório e que pode impedir a ação de células cancerígenas.
Recomenda-se que os homens bebam até 2 latinhas (355ml) por dia. Já as mulheres 1.

Cuidado
A cerveja deve ser evitada por gestantes e quem tem predisposição ao alcoolismo, distúrbios hepáticos, arritmia cardíaca e hipertensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário