Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sábado, 9 de julho de 2011

Fedegoso

Nome científico

Cassia occidentalis L.

Família

Leguminosae

Parte usada

Folha

Propriedades terapêuticas

Diurético, colagogo, colerético, laxante, vermífugo, anti-séptico, antinflamatória.

Princípios ativos

Antraquinonas, xantonas, ácido cáprico, mirístico, palmítico, esteárico, oleíco, óleo essencial, emodina.

Indicações terapêuticas

Hidropisia, icterícia, colecistite, insuficiência hepática, constipação intestinal, verminose, amenorreia, impigens, feridas, febre, erisipela.

clip_image002

1. Informações Complementares

a) Origem

São plantas nativas do sul do Brasil, Uruguai e Argentina.

b) Descrição

Arbusto glabro que pode atingir 1m de altura. Pelo nome de fedegoso, como é chamado no sul do país, ou no mato-pasto no nordeste brasileiro, são conhecidas várias espécies do gênero Cássia, sendo que se utilizam todas para os mesmo fins terapêuticos.

Possuem um odor fítico o que deu origem ao seu nome, C. occidentalis. A raiz é a que produz odor mais pronunciado, indicando a presença de óleo essencial, além disso, nela encontra-se também uma substância capaz de matar os peixes sem torná-los tóxicos, quando diluída na água. Esse fato a tornou conhecida e utilizada pelos índios em suas pescarias.

c) Propriedades farmacológicas

Auxilia na regeneração tissular, estimulando o tecido. Estimula a secreção biliar, melhorando os problemas hepáticos, popularmente é o laxante.

Os constituintes químicos do fedegoso são ainda poucos estudados, sabe-se, porém que suas sementes contêm emodina, componente de ação purgativa.

2. Dosagem indicada

Para consumo utiliza-se chá por decocção, usando-se 1 colher (sopa) de raízes ou cascas esfareladas fervendo durante 15 minutos. Das folhas, sob infusão, emprega,-se 10g para um litro de água.

a) Hidropisia e problemas hepáticos

1 gole de 2 em 2 horas.

b) Antitérmico

20 g de raízes para 1 litro de água. Tomam-se 2 xícaras do chá, em pequenas doses diárias.

c) Erisipela

Toma-se 1 gota do suco extraído das folhas tenras diluído em 1 colher de sopa de água, repetindo de meia em meia hora, até o desaparecimento dos sintomas.

d) Interações

Não há referências na literatura estudada.

e) Precauções de armazenamento

Armazenar preferencialmente em local fresco, seco e arejado, ao abrigo de luz solar.

Cuidado

Contra indicações: Crianças e gestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário