Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sábado, 9 de julho de 2011

Flor da Fortuna

* Nome científico: Bryophylum pinnatum (Lam.) Oken

Sinonímia popular: Folha-grossa, diabinho, pirarucu

Parte usada: Folha

Propriedades terapêuticas: Calmante, emoliente, cicatrizante, antinflamatória, refrescante.

* Nome científico: Bryophyllum callycinum Salisb.

Planta herbácea de caule carnoso, cilíndrico e glabro.

Uso: as folhas contusas são utilizadas em emplastros. São calmantes para a erisipela, queimaduras, inflamações e contusões. Modo de uso: emplastro sobre contusões e erisipela (aplicar as folhas esmagadas).

* Nome científico: Bryophylum pinnatum Kurtz

1. Indicações:

Emoliente (para furúnculos), cicatrizantes (queimaduras) e antinflamatório local (uso externo). Refrescante intestinal, para coqueluche e demais infecções das vias respiratórias, usada também para úlceras e gastrites (uso interno).

2. Parte usada:

Folhas.

3. Preparo e dosagem:

* Cataplasma: aquecer a folha e colocar sobre o local afetado (furúnculos), em queimaduras ou outros ferimentos fazer uma pasta com a folha e colocar sobre a região machucada (cicatrizante). Só se deve recorrer exclusivamente ao tratamento com plantas nas queimaduras de 1º grau ou outras de pequena extensão.

* Suco: bater no liquidificador 1 folha com 1 xícara de água, tomar 2 vezes ao dia entre as refeições (úlceras e gastrites).

Nenhum comentário:

Postar um comentário