Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Erva Cidreira

(Melissa Officinalis)

A Erva Cidreira, nativa da Europa Meridional, é uma planta rasteira que deriva da família da Menta e da Hortelã. O seu sabor é doce e tem um aroma frutado, muito semelhante ao limão. É das suas folhas que se extrai o óleo essencial, conhecido por Melissa. Este óleo é usado para sua ação anti-espasmódica, anti-nevrálgica e calmante. É habitualmente consumida na forma de chá, que é um óptimo analgésico natural.

A SUA CONSTITUIÇÃO

As folhas são verdes, maiores e mais claras do que as de Hortelã. com uma forma oval e enrugada. Emanam um cheiro agradável e adocicado. É semeada no final do Inverno ou princípios da Primavera. É uma planta anual, que floresce no final do Verão. As suas folhas são pequenas, esbranquiçadas e atraem as abelhas. Deve-se protegê-la do frio e do vento. A planta que pode atingir alturas dos 20cm aos 80cm, possui caules flexíveis, de cor verde. Nas regiões mais quentes, os seus caules secam no Inverno, mas voltam a nascer na Primavera.

USOS:

Na saúde: regula a menstruação, previne e trata das cólicas, tem um efeito tónico no útero, o que ajuda em casos de esterilidade. Ajuda a combater as insónias nervosas, os problemas gastro-intestinais, herpes e mau-hálito. É anti-depressivo e um anti-alérgico poderoso. A medicina dá a esta planta propriedades rejuvenescedoras. tem um efeito calmante e revitaliza a mente. É também usada para tratar a hipertensão e as gripes.

Na beleza: as suas folhas são poderosas, quando preparadas numa infusão, como loção capilar. A planta pode ser colocada na água para um banho perfumado.

Contra-Indicações: pode irritar as peles mais sensíveis. Recomenda-se um consumo moderado.

CHÁ DE ERVA-CIDREIRA

Ferva 1 chávena de chá de água. Desligue o lume após a água começar a ferver. De seguida coloque uma colher de sobremesa de folhas e ramos de Erva Cidreira picados. Tape e deixe abafado durante 10 minutos. Tome uma chávena 3 vezes ao dia.

texto e fonte: http://chasespeciarias.blogspot.com/2010/08/erva-cidreira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário