Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Eucalipto

(Eucalyptus globulus labill)

O Eucalipto é originário das grandes florestas da Austrália e vem de uma família das Mirtáceas. É uma árvore de grande porte, que pode atingir os 70 a 80m de altura, com folhas largas, persistentes e flores amareladas, com frutos duros e perfumados. Tem um aroma doce, porém forte. Pode ser encontrado nas regiões subtropicais e trata-se de uma das árvores mais altas e de mais rápido crescimento. De entre as suas variedades, conhecem-se mais de 500 tipos, e de todas elas podem ser extraídas o óleo essencial. Este óleo pode ser usado para muitos fins, como no fabrico de doces, medicamentos, sabonetes e cremes. As suas folhas são bem conhecidas, não só devido ao seu aroma característico, mas também devido às suas propriedades tónicas, estimulantes e expectorantes. Portanto o seu maior benefício é no tratamento de constipações e outros problemas respiratórios.

Pode ainda usar o Eucalipto na sua casa: devido ao seu aroma forte, é um excelente ambientador. É também um tira-nódoas eficaz e um ingrediente que faz parte da composição de muitos produtos de limpeza domestica.

É uma das árvores mais ricas pois o Eucalipto absorve os níveis elevados de CO2 e transforma-os em ar puro que podemos respirar livremente. A sua madeira é aproveitada para a indústria celulósica a matéria prima essencial no fabrico de papel..

TODOS OS BENEFÍCIOS

O Eucalipto é anti-bacteriano, antiviral e desodorizante. O óleo de Eucalipto possui o eucaliptol, um princípio ativo que é muito usado em colónias e loções para depois da barba. Gotas do seu óleo, aliadas à água do banho, revigora.

É tradicionalmente usado em casos de febres e como descongestionante de problemas respiratórios (gripes e constipações, sinusites, bronquites). Proporciona um efeito estimulante (reforça a concentração) e é refrescante. Além de amenizar problemas respiratórios, por ter ação antisséptica, combate a amigdalite e problemas no aparelho urinário, como cistite, uretrite e infecção urinária. Usada em compressas, funciona como cicatrizante de feridas, alivia inflamações da pele e contusões, pois possui ação anti-inflamatória e antimicrobiana.

Pode ser ingerido na forma de chá, inalando o seu vapor, pastilhas e cápsulas. O chá de Eucalipto alivia dores, como as do reumatismo, e auxilia no equilíbrio dos níveis do açúcar no sangue. Ele também melhora a digestão e a circulação sanguínea.

USOS:
Na Saúde: é bom para combater a amigdalite, dores musculares, asma, bronquite, caspa, diarreia, febre, herpes, queimaduras e reumatismo.
Na Beleza: é muito usado para o fabrico de óleos de banho, perfumes, cremes e loções.
Contra-Indicações: algumas pessoas têm alergia ao Eucalipto e não deve usá-lo externamente. Crianças, gestantes, lactantes e pessoas  com úlcera ou gastrite também não devem consumir esta planta de nenhuma forma. O óleo essencial é tóxico, pode mesmo levar a complicações graves para a saúde, pelo que o seu uso deverá ser feito somente sobre prescrição médica e nas quantidades especificadas. Também não deve ser inalado durante um ataque de asma.

COMO USAR:
1º PARA PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS
Ferver um litro de água com duas colheres de sopa de folhas frescas de Eucalipto numa panela fechada. Coloque-a no quarto, o mais próximo da sua cama, destape a panela e durma a inalar esse vapor.

2º PARA ELIMINAR O CATARRO
Ferver uma chávena de chá de água filtrada e desligue o fogo. Depois acrescente duas folhas secas de Eucalipto e tape. Deixe amornar, coe e acrescente 3 colheres de sopa de mel. Tome este chá a cada 12 horas.

3º PARA ELIMINAR INFECÇÕES NA BEXIGA
Ferva um litro de água, e assim que esta esteja fervida despeje 4 colheres de sopa de folhas secas e picadas de Eucalipto, deixando repousar durante 15 minutos. Coe e beba uma chávena de chá de duas em duas horas.

4º LIMPEZA REVITALIZANTE PARA A PELE
Ferva meia litro de água e deite nela 2 folhas de Eucalipto, 2 gotas de óleo de Lavanda e cascas de Limão e Laranja qb. Coloque o rosto sobre este vapor durante cerca de 10 minutos, mas com cuidado para não se queimar. Também pode ser usado para os pés. Relaxa e ativa a circulação sanguínea.

texto e fonte: http://chasespeciarias.blogspot.com/2010/08/eucalipto.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário