Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ostara

Feliz Sabbat de Ostara – Quando a Terra Desperta

É o Equinócio de Primavera, momento do ano em que o Sol está diretamente acima do Equador, fazendo com que noite e dia tenham igual duração.
Ostara é celebrado no hemisfério Norte por volta de 21 de março e no hemisfério Sul por volta de 22 de setembro.
Em 2009, no Hemisfério Sul, ocorre no dia 22/Set às 18h18min (Horário de Brasília).
Ostara é o primeiro dia da Primavera, também conhecido como Sabbat do Equinócio Vernal, Festival das árvores, Alban Eilir (ou a Luz da Regeneração), Ostara ou Rito de Eostre.
Desse dia em diante o dia dominará a noite, ou seja, os dias serão maiores que as noites e, a Terra explodirá com vida.
É a celebração (sabbat) da Primavera e o re-despertar de fertilidade que celebra o nascimento da vida na Terra.
É, essencialmente, um festival solar, se associa ao elemento Fogo.
Na Natureza: As folhas, caídas no inverno começam a brotar, o solo novamente se torna fértil e a vida renasce novamente com mais força.
É a estação das flores, dos animais acasalando, a doce música dos ronronados, grunhidos, mugidos, trinados de pássaros, a delícia da continuação da vida.
As aves trabalham na construção de seus ninhos e os animais jovens aparecem.
Folhas verdes surgem das árvores.
Na agricultura, assinala o tempo de plantar as sementes para que comecem os seus processos de crescimento.

O Deus: O Deus (Sol) cresce forte e voluntarioso, como um formoso animal, até transformar-se no Senhor dos Bosques (em Beltane) onde vivencia sua maturidade.
Suas forças são refletidas na vitalidade e no calor da Primavera, no crescimento das plantas e no plantio das futuras colheitas. O Deus é reverenciado no seu aspecto de Deus da Fertilidade.

A Deusa: É a época em que a Deusa desperta de seu descanso. A Deusa é uma bonita Virgem da Primavera que fertiliza a Terra com sua energia virginal.
Deusa é reverenciada no seu aspecto de Donzela.
O Deus e a Deusa: Ostara é o momento de união e amor entre a Deusa (Lua) e o Deus (Sol), pois é um período de igualdade e equilíbrio entre as forças da Natureza, e isso indica também que é o momento ideal para fortalecer a energia de complementaridade entre homem e mulher.
É quando o jovem Deus se encontra pela primeira vez com a Deusa, na condição de Virgem.
Esse é um período de sedução, em que a Grande Deusa e o Grande Deus começam a despertar toda a energia de atração e felicidade e esse potencial pode ser visualizado em toda a natureza pois assim, unidos , incitarão as criaturas selvagens para que se reproduzam.
Nessa data, a semente da vida está pronta para ser semeada no ventre da Deusa, a Donzela está revigorada e cheia de alegria.

Deusa Eostre: É a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus.
A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida.
Ostara associada à fertilidade e aos grãos equivale, na mitologia grega, a Perséfone.
Na mitologia romana, é Ceres. Surge o delicado amarelo do Sol e o encantador verde das matas.
A lenda do coelho da Páscoa tem uma estreita relação com Eostre, pois um gentil coelhinho pedia favores a Deusa e em troca botava ovos, decorava-os e presenteava a Deusa com eles.
Segundo a lenda, Eostre ficou maravilhada com a beleza dos ovos e ficou tão contente que desejou que toda a humanidade pudesse partilhar de tamanha beleza e alegria.
Assim, o coelho começou a viajar por todo o mundo na época do Equinócio da Primavera, presenteando a todos com seus ovos decorados.
Por isso, os símbolos desse Sabbat são as flores e os ovos coloridos.
Esses ovos enfeitam o Altar e depois são colocados aos pés das árvores ou em vasos com plantas.
Explicando a Páscoa: Como a maioria dos antigos festivais pagãos, Ostara - Equinócio da Primavera (no Hemisfério Norte ocorre na data de 21 de março, próximo á Páscoa) foi cristianizado pela Igreja na Páscoa, que nesta ocasião celebra a ressurreição de Jesus Cristo.
Em inglês "Easter" é um nome derivado da deusa Eostre, (Deusa da Aurora), Deusa anglo-saxã da Primavera, da ressurreição e do renascimento.
Todos os nomes estão relacionados etimologicamente com antigas palavras que significavam "amanhecer" e "sol que se eleva".
Depois, Easter passou de "sol que se eleva" para "filho que se eleva", quando foi adotado pelos costumes cristãos.
Até hoje, o Domingo de Páscoa é determinado pelo antigo sistema do calendário lunar, que estabelece o dia santo no primeiro domingo após a primeira lua cheia, no ou após o Equinócio da Primavera!!!
(Formalmente isso marca a fase da "gravidez" da Deusa Tríplice, atravessando a estação fértil.) A Páscoa, como quase todas as festividades religiosas cristãs, é enriquecida com inúmeras características, costumes e tradições pagãos, como os ovos de Páscoa e o coelho.
Os ovos, como mencionado, eram símbolos antigos de fertilidade oferecidos à Deusa. A lebre era um símbolo de renascimento e ressurreição, sendo animal sagrado para várias deusas lunares, tanto na cultura oriental como na ocidental, incluindo a deusa Ostara, cujo animal era o coelho.
(O coelho é um dos maiores símbolos de fertilidade da Deusa, pois eles levam um período de 28 dias para gestarem e darem à luz os filhotes, e 28 dias é o ciclo da Lua!! )

No mundo Mágico: Quando o tempo começa a melhorar, algumas fadas boas abandonam seus refúgios invernais e se tornam mais ativas.
Elas se despojam de suas peles de inverno e adotam uma indumentária mais leve e mais de acordo com a proximidade do verão.
É época de veneração dos elfos, fadas e duendes.
Muitos duendes estão associados com a vegetação e possuem o poder da favorecê-la ou esgotá-la. Portanto, é nessa época que devemos lhes oferecer oferendas de leite, mel, nata ou manteiga. Durante este equinócio, muitos duendes de banhavam nos rios e arroios.
É prudente que os homens se mantivessem afastados desses lugares, pois caso contrário, corriam o risco desses espíritos se apoderarem deles e os afogarem nas águas.
Em Ostara é o momento propício para honrarmos a Mãe Natureza e todas suas criaturas mágicas.
Nossa magia Interior: Esse Sabbat que comemora o equilíbrio entre o dia e a noite traz os sentimentos de equilíbrio e interação, sendo o momento ideal para fortalecer a energia de complementaridade entre homem e mulher.
É propício para rituais de fertilidade pois é o momento em que a vida se renova.
É o momento de começos, de ação e de renascimento interior… sem amedrontar-se, sem ceder, assistidos pela herança de nossos ancestrais.
Época do amor, de promessas e de decisões, pois a Terra e a Natureza despertam para uma nova vida.
É o tempo da igualdade, o começo e da abundância de possibilidades.
Fase ideal para nos harmonizarmos, seja no amor, na profissão ou em todas as áreas da nossa vida.
Assim como a Natureza esse também é o momento de plantar e cultivarmos nossas “sementes” (metas e objetivos).
É o período de celebrar as mudanças de nosso corpo, pois nessa estação do ano ficamos mais ativos, dormimos menos, comemos menos e gastamos mais tempo ao ar livre.
Época de transição e de transformações.
Devemos viver esta fase da maneira mais produtiva possível, fazendo com que nossos projetos e desejos sejam renovados com fervor para que possam em outro momento dar frutos suculentos. Dica: Prepare um banho em água perfumada com flores para atrair o amor, a sorte e a saúde.

Celebrações: Nas ilhas Britânicas, essa festa é da Deusa celta do mar Morgana (transformada em Morgana Le Fay no ciclo arturiano).
Em algumas tradições wiccanas, as deidades da fertilidade adoradas nesse dia são a Deusa das Plantas e o Senhor das Matas.
Esta festividade está consagrada também à Dama de Avalon e as fadas.
Nesse dia, os antigos Pagãos de Europa acendiam Fogueiras nos cumes de montanhas, pois acreditavam que o brilho do fogo seria capaz de tornar a terra frutífera e manter suas casas em segurança.
O fogo aceso também tinha a intenção (simbólica) de iluminar os caminhos para que o Sol pudesse retornar à Terra.
Os aspectos da Deusa invocados nesse Sabbat são Eostre (a deusa saxônica da fertilidade) e Ostara (a deusa alemã da fertilidade).

Correspondências de Ostara:
Cores: verde, amarelo, branco.

Nomes Alternativos: Equinócio da Primavera, Easter, Dia da Senhora.

Deuses: Deuses jovens e da fertilidade e a Deusa, no seu aspecto de Virgem Primavera.

Ervas: tanchagem, lavanda, manjerona, alecrim, lilás, violetas, limão, bálsamo, madressilva, musgo de carvalho, rosas, sabugueiro, salgueiro, açafrão, narciso, junquilho, tulipa, cravos, verbena, bolota, quelidônia, cinco-folhas, crocus, narciso, corniso, lírio-da-páscoa, madressilva, íris, jasmim, rosa, morango.

Incensos: violeta africana, jasmim, rosa sálvia e morango.

Símbolos: buquês de flores amarrados com fitas coloridas, colar de flores silvestres, sementes e pacotes de sementes amarrados com fitas, ovos pintados

Comidas e Bebidas: Os alimentos tradicionais são os ovos cozidos, os bolos de mel, cremes, leite e iogurte, pães, saladas, as primeiras frutas da estação em ponche de leite.
Na Suécia, os "waffles" eram o prato tradicional da época.

Atividades:
· Caminhar pelo campo para colher flores. Enfeitar toda a casa com elas.
· Celebrar a Natureza fazendo uma oferenda aos elementais, agradecendo pela beleza proporcionada pela Primavera.
· Plantar uma árvore ou flores.
· Fazer um jardim.
· Colorir ovos e enfeitá-los com símbolos de fertilidade.
· Levar um buquê de flores a uma nascente em homenagem ao Espírito da Primavera.
COLHENDO FLORES...

Nesse dia, os antigos europeus iam até o campo para colher flores e as levavam para casa, pois acreditavam que as flores colhidas no Equinócio da Primavera eram mágicas e, através delas, seriam capazes de conectarem a energia de toda a Natureza.
Essas flores eram secas e com elas eram feitos ornamentos para enfeitar as casas, até o festival de Ostara do ano seguinte, onde eram trocadas por novas flores, assegurando assim a continuidade de sorte, saúde e felicidade.
Ostara é o tempo da renovação, o momento ideal de passear por jardins, parques, bosques, florestas e outros lugares verdes, fazendo do passeio um verdadeiro ritual, uma celebração da Natureza e da vida.

Plantar uma árvore ou flores:
O primeiro passo é plantar uma semente que simbolize seu desejo (pesquise as correspondências).
Abençoe as sementes durante todo o ritual de Ostara e depois plante e observe atentamente seu crescimento.
A planta que cresce da semente simboliza aquilo em que você está trabalhando.
Da mesma forma que a planta dá frutos na colheita, assim seu desejo deve se manifestar na prática.

Fazendo Ovos de Ostara
A primeira e mais preservada Tradição Pagã de Ostara é a pintura e decoração dos ovos.
Os persas acreditavam que o mundo teria surgido a partir de um grande Ovo Cósmico botado pela Deusa Pássaro e fertilizado pelo Deus Sol.
O ovo simboliza a fertilidade da Deusa e do Deus, o símbolo de toda a criação.
Por essa razão os ovos são o símbolo máximo da criação e da fertilização.
Assim, os ovos coloridos são os maiores símbolos desse Sabbat e eram oferecidos à Deusa.
Ao decorá-los, estamos carregando-os com objetivos mágicos, de acordo com as cores que utilizamos.
É uma tradição também esconder os ovos; achá-los simboliza que a pessoa alcançará suas metas. Faça também o seu Ovo de Ostara, decorando-o com vários símbolos mágicos de fertilidade, proteção e boa sorte.


Simbolismo nos Ovos:
autor original desconhecido

Há muitos livros que descrevem bem o simbolismo do "pysanky" ucraniano, para não mencionar o rico simbolismo dentro da Wicca e outras tradições pagãs.
Abaixo estão alguns símbolos tradicionais usados nos ovos ucranianos, e você pode perceber que muitos desses símbolos têm significados universais.

- Círculos: Proteção, a vida eterna, continuidade e completude. O Sol, e os ciclos de vida.
- Triângulos: Os elementos do ar, fogo e água. Ou apenas fogo. A Trindade. Sol, Lua e das estrelas.
- Sol: Doador da vida, especialmente quando o Sol é visto como o Deus.
Fogo e calor, encantamento, prosperidade, boa sorte.
É o símbolo mais antigo e significativo.
- Tripés: homem, mulher e criança. Nascimento, vida e morte.
- Estrelas e Rosas: símbolos populares de pureza, vida, dá a luz, o olho de Deus, o amor de Deus pela humanidade. Também sucesso, conhecimento, beleza, elegância e perfeição.
- Nós: Normalmente representa estrelas ou as lágrimas de Maria.
- Curvas: Proteção.
- Espirais: mistério da vida e da morte, a divindade e a imortalidade.
- Cruzes: Representa as quatro direções, as quatro idades do homem, os quatro elementos, e do renascimento e vida eterna.
- Frutas : Popular no pysanky tradicionais, estes elementos eram importantes para uma sociedade que dependia dos campos.
- Peneiras: Separando o bem do mal.
- Redes e cestas: Contendo o conhecimento, a maternidade, dando vida e presentes.
- Escadas: Busca, elevando-se acima dos mesquinhos, subindo ao céu.
- Pentes: Colocando as coisas em ordem.
- Plantas: Renascimento da natureza.
- Árvores: Força, renovação, criação, unidade orgânica, o crescimento e a vida eterna.
- Folhas: Imortalidade, amor eterno ou puro, força e persistência.
- Flores: beleza, crianças, os princípios feminino da sabedoria e elegância.
- Girassol: Maternidade, a vida, o amor do Divino.
- Trigo: safra Abundância.
- Ondas: riqueza, chuva.
- Cavalos: riqueza, prosperidade, resistência, velocidade e movimento do sol.
- Carneiros: Liderança, força, dignidade e perseverança.
- Chifres: simbolizam uma forte liderança, dignidade, perseverança, mobilidade, sabedoria, maturidade, triunfo sobre os problemas.
- Patas de urso: um espírito guardião, bravura, sabedoria, força e resistência, a chegada da primavera.
- Aves: todas as espécies, são mensageiros do Sol e céu, afastando o mal, trazendo a fertilidade, a satisfação dos desejos.
- Galo: Boa sorte, masculinidade, vinda do amanhecer.
- Galinhas: Fertilidade. Pés de galinha oferecem proteção para os jovens, e orientação.
- Pés de pato: Símbolos da alma ou espírito.
- Borboletas: Subida da alma, o prazer e a frivolidade da infância.
- Aranhas: Paciência, arte, indústria, cura e boa sorte.
- Peixes: Abundância, sacrifício e regeneração.
Simbolismo das cores nos Ovos:
- Branco: Pureza, o nascimento, a virgindade, e da ignorância.
- Amarelo: Juventude, a luz, pureza, felicidade e sabedoria.
- Vermelho: A cor mais usada para paixão, amor, entusiasmo.
- Laranja: resistência, força,.
- Verde: renovação, frescor, esperança, vitória da vida sobre a morte.
- Marrom: Terra, materialidade, firmeza
- Azul: Céu, boa saúde derivados do ar.
- Roxo: Paciência, confiança.
- Preto: Memória, a eternidade, constância e morte.
A combinação preto e branco indica proteção contra o mal e o respeito pelos mortos.
Simbolismo na tradição Mágica:
- Naipe de Paus = elemento Terra, a humanidade.
- Caldeirões = renascimento e da sabedoria.
- Naipe de Copas = Taças para representar a água: a emoção, cura e adaptabilidade.
- Naipe de Espadas= elemento Ar: o pensamento claro, inteligência e aprendizagem.
As possibilidades são infinitas.
Projete nele todos os sonhos e desejos que quer ver realizados.
Coloque os ovos pintados no altar, simbolizando a fecundidade e a renovação.
Depois do ritual, presenteie os amigos, parentes e pessoas queridas com um ovo, orientando-os a colocá-los nos pés de uma planta ou árvore enquanto mentalizamos nossos pedidos e desejos.

Para fazer os Ovos de Ostara você vai precisar de:
· Ovos cozidos ;
· Tintas de várias cores, dando destaque às cores amarela,verde e branca (cores sagradas de Ostara);
· Pincéis de várias espessuras;
· Uma cesta de vime.
Pinte os ovos usando toda a sua criatividade.
Coloque neles símbolos como o Sol, a Lua, as Estrelas, as Runas, entre outros símbolos.
Se desejar, você poderá pintar símbolos que representem os seus desejos como, por exemplo, um carro, uma casa, etc..
Coloque-os na cesta de vime e então consagre os Ovos, traçando um Pentagrama sobre eles, dizendo:

Em nome da Deusa da Primavera e do Deus Sol,
Pelos poderes dos quatro elementos,
Terra, Ar, Fogo e Água,
Eu consagro estes Ovos de Ostara.

Coloque-os sobre o seu Altar e deixe-os lá durante todo o seu ritual.

Sugestão de ritual de Ostara para praticantes solitários

Copiado do site: http://bruxaria.net/2007/08/21/sugestao-de-ritual-de-ostara-para-praticantes-solitarios/

O altar deve estar decorado com narcisos e ovos coloridos.
Os narcisos representam as primeiras flores da primavera e os ovos pintados, a fertilidade. Devem ser realizados feitiços ligados a começos, ou seja, novos amores, nova casa, novo emprego, nova vida, etc..
Prepare o seu altar de acordo com a ocasião.
Pela única vez na Roda do Ano, o caldeirão deve estar cheio de água.
Se quiser, você pode colocar algumas flores dentro também.
Perfume o ambiente com incensos de rosas, cravo, verbena, musgo de carvalho ou de flores diversas.
Coloque três velas amarelas ao redor do caldeirão.
O cálice pode estar com suco, vinho ou mesmo água.
Lance o círculo de maneira habitual e diga:

A primavera chegou, abençoada sejas! A Terra mostra a sua vida através das flores É tempo de alegria e esperança A Terra está abençoada com equilíbrio e renovação Que novas sementes desabrochem!
Acenda as velas que estão ao redor do caldeirão e diga:
Eu acendo estas velas em homenagem à Rainha da Primavera.
Lave suas mãos dentro do caldeirão e mentalize tudo o que deseja conseguir.
Sinta-se renovada e esperançosa.
Se desejar, realize algum tipo de meditação renovadora.
Depois diga:
Que as bênçãos da Deusa caiam sobre todos nós. A Terra é fértil e somos jovens. Viva a vida!
Eleve o seu cálice e diga:
É tempo de Primavera! A Roda do Ano gira mais uma vez e o Sol retorna mais uma vez.
Beba o conteúdo do cálice, fazendo uma libação aos deuses.
Festeje cantando e dançando.
No final, agradeça aos deuses pelo ritual e destrace o círculo.
Magia de Ostara para Alegria e Prosperidade:
Pegue uma pequena caixa de papelão e coloque dentro dela algumas lasquinhas de suas unhas, fio de cabelo, botão de roupa e outros elementos que sejam pessoais.
Embrulhe a caixa com um papel cor-de-rosa.
Guarde-a numa caixa maior cheia de manjericão.
Em Ostara, agradeça mentalmente a grande Deusa tudo aquilo que quer como se já tivesse conquistado.
Termine dizendo: Que assim seja e que o Bem se faça.
Mantenha as caixas durante 1 ano e 1 dia.
Ao se desfazer, agradeça a todos os amigos visíveis e invisíveis pelas dádivas e bênçãos alcançadas.

fonte consultada: http://mirhyamcanto.blogspot.com/2009/09/22-de-setembro-feliz-sabbat-de-ostara.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário