Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Tomilho

Originário do Mediterrâneo Ocidental, o Tomilho é uma erva que, além de fazer bem à saúde, dá um sabor agradável aos alimentos. O seu aroma é considerado energizante.

É uma planta perene, aromática e pode ser facilmente encontrada em diversas regiões do mundo, incluindo o nosso país. Com folhas verdes, cinzentas e douradas ou manchadas, podem-se distinguir diversas variedades desta erva. Do seu composto essencial provêm duas substâncias bastante ativas: o TIMOL, com propriedades antiespasmódicas e vermífugas, que faz parte da composição de vários medicamentos, e o CARVACROL que é um anti-séptico e bastante usado na composição de fragrâncias.

Esta planta prospera em zonas frias, e prefere solos bem drenados e ricos em nutrientes. Dá-se bem em casa quando plantado em canteiros e vasos. Devido ao perfume que as suas flores libertam, o Tomilho atrai as abelhas.

A SUA COMPOSIÇÃO

O uso mais conhecido do Tomilho é na culinária. Com outras folhas, como as do louro, são usadas para dar um toque final aos pratos. Para disfarçar os seu sabor amargo, em chás, pode-se adoçá-los com mel. O óleo essencial desta planta é composto por hidrocarbonetos, resina e taninos. É rico em vitamina K, ferro, magnésio, cálcio e fibras, que ajudam em problemas respiratórios. As suas vitaminas e minerais são o betacaroteno, flavonoides, cálcio e manganês.

USOS

Na Saúde: antiespasmódico, antisséptico, anti-bacteriológico. Combate infecções no sistema respiratório, como gripe e asma. Alivia a tosse, bronquite, melhora o apetite e a fraqueza. Ainda é fungicida e auxilia no combate de problemas de pele.

Na Cozinha: as suas folhas frescas servem para temperar recheios de carne, caldos, peixe ou mariscos. As folhas secas podem ser usadas com a salsa e o louro, nos pratos temperados com estas ervas.

Contra-Indicações: em casos de insuficiência cardíaca e na gestação.

CHÁ DE TOMILHO PARA A GRIPE

Ferver água para uma chávena de chá. Acrescente 1 colher de chá de Tomilho e abafe por 5 minutos. Coe e adicione 5 colheres de sopa de mel. Tomar este chá 3 vezes ao dia.

texto e fonte: chasespeciarias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário