Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Orégano

Nome científico

Origanum vulgare L.

Família

Lamiaceae (Labiatae)

Sinonímia popular

Orégão, manjerona-silvestre, manjerona rasteira.

Parte usada

Toda parte aérea (folhas e ramos e sumidades floridas).

Planeta

Mercúrio

Elemento

Terra

Uso mágico

Atrai prosperidade, proteção, saúde e amor.

clip_image001_thumb[2]1. Informações Complementares

a) Origem

Espécie originária da Europa e Ásia (centro e norte).

Os gregos deram o nome desta erva, oros ganos, alegria das montanhas, pois os oréganos cobriam suas colinas e perfumavam o verão.A medicina grega usava o orégano como chá para convulsões e antídoto para venenos narcotizantes.

Considerado pelos antigos romanos como símbolo da paz e da felicidade, é originário do Mediterrâneo Oriental e Ásia, em colinas com boa insolação.

Muito confundida com a manjerona, possui cheiro e sabor característico mais acentuado.

clip_image002_thumb[1]

b) Característica e Cultivo

Arbusto perene, com altura de 15 a 60cms, folha ovada de verde à verde escura, um pouco maior que a da manjerona, com as pontas levemente mais pontiagudas. Cultivo em sol pleno, solo leve e rico em matéria orgânica, proteger em locais de clima frio. Flores brancas ou cor de rosa, em fascículos.

* Variedades: não se conhece variedades do O. vulgare L. entretanto, são

tidas por variedades as espécies: O. elongatum, O. viride, O. virens e outras. Mas, certamente, devam existir inúmeras variedades nos diversos países onde esta planta é cultivada.

* Clima: é uma planta de clima temperado-cálido ou bandro, pois necessita de algum calor para desenvolver-se e florescer. Requer local ensolarado, mas abrigado dos ventos frios. Na Depressão Central, não morre no inverno, mas cresta a sua parte aérea, renovando-se na primavera.

* Solos: embora não seja planta muito exigente, produz bem em solos argilo-arenosos, drenados, férteis, com um PH próximo à neutralidade. Nos solos muito pesados (argilosos) e úmido, tem desenvolvimento lento e pode adquirir doenças fúngicas que impedem uma boa produção de massa verde.

* Propagação: geralmente é feita por divisão das touceiras, podendo ser, também por estacas, feita no outono-inverno. A propagação por sementes é feita na primavera, geralmente em viveiros, devido ao diminuto tamanho das sementes que exigem um leito bem aplainado e proteção contra as chuvas pesadas que compactarão em demasia a sementeira.

* Plantio: é feito no outono-inverno ou na primavera, mantendo-se distâncias de 50x50 cm, em solos férteis, ou menores distâncias nas linhas, em solos fracos. Recomenda-se plantar em dias nublados, com terra úmida, e, mesmo assim, deve-se regar bem para o "pegamento" das mudas.

* Pragas e doenças: em cultivos feitos em solos e espaçamentos adequados, normalmente não ocorrem doenças fúngicas. A broca das ponteiras é também comum nestas espécies, devendo ser a sua mariposa apanhada com armadilhas luminosas, colocadas à tardinha. As formigas cortadeiras sentem o aroma e podem fazer grandes danos se não forem combatidas anteriormente.

* Colheita: inicia-se no ano seguinte ao plantio. Corta-se a planta a 5 cm acima do solo, para um bom rebrote das cepas. Para uso caseiro, é feita por escalonadamente, escolhendo-se os ramos maiores. Para comércio, é feita de vez e levada à secagem ou para a destilação do óleo. A produção é variável, dependendo do solo, do espaçamento, da sanidade, das condições climáticas etc. Geralmente, é feita mais de uma colheita ao ano.

* Duração da cultura: deve-se renovar a cultura a cada 4 anos, podendo ser feita a cada 2 anos ou até anualmente.

* Operações pós-colheita: após a colheita, o orégano é limpo e classificado. Algumas indústrias compram só as folhas, e outras admitem ramos picados com as folhas.

* Mercado: normalmente a demanda é grande, com o incremento das pizzarias e com a vulgarização deste condimento. Para os bons produtos, normalmente os preços são compensadores.

c) Descrição botânica

O orégano (Origanum vulgare L.) é uma erva perene, rizomatosa, baixa e rasteira, mas no florescimento ergue seus ramos, podendo alcançar até 0,60m de altura, embora, em geral, não passe de 0,25 a 0,40m. Os ramos são longos, prostrados, quadrangulares e pubescentes, pardo-esverdeados, que se enraízam em contato com o solo.

As folhas são pequenas, inteiras, opostas, curto-pecioladas, com base alargada e ápice grosso-acuminado, dando ao limbo uma forma quase cordiforme ou deltado-ovalada. Sua face ventral apresenta-se verde-escura, e a dorsal verde-clara pubescente.

As flores são pequenas, zigomorfas, pentâmeras, com cálice campanulado, pentadentado, e corola mais longa que o cálice, bilabiada, rósea ou branca. São protegidas por brácteas violáceas, imbricadas, formando falsas espigas globosas que, por sua vez, se reúnem em corimbos.

O fruto é composto por quatro núculas castanho-avermelhadas, ovoides e lisas. As sementes são maiúsculas, apresentando-se em número de 12.000.

2. Propriedades

a) Cosmética

Bom tônico capilar; bom para eliminar caspa e males do couro cabeludo.

b) Medicinal

Estimulante das funções gástricas e biliares, funciona como sedativo, diurético e expectorante. Folhas frescas amassadas podem ser usadas em compressas para aliviar inflamações. Também é carminativo, emenagogo e diaforético.Bom para dores reumáticas, parasiticida, tem ação estimulante sobre o sistema nervoso. Chá morno pode ser usado em bochechos para aliviar dor de dente, inflamação de gengivas e mucosas. Infusão é recomendada para as dores de cabeça nervosas e a irritabilidade.

* Para asma: decocção 30gs de sumidades floridas em 1 litro de 20 por 10 minutos. Amornar e adoçar com mel.

* Má-digestão: infusão ½ litro de água fervente e 10gs de sumidades floridas.

* Loção para caspa: ferva 30gs de orégano em 1 litro de água por 10 minutos. Coe e enxague os cabelos limpos.

c) Utilização

* Uso caseiro: bom para estimular o apetite. Macerado para o apetite: 50gs de prégano em 1 litro de vinho branco seco. Macere por 08 dias. Coe e tome dois cálices por dia.

* Uso culinário: molhos de tomate, pizza, saladas de tomate, para aromatizar churrascos, jogar caules de orégano na brasa. Esfregar nas carnes para assar. Patê com ricota: Picar finamente um punhado de folhas de orégano previamente lavadas, misturar com ricota, azeite, sal e pimenta do reino à gosto.

* Aromaterapia: poderoso anti-oxidante, o óleo essencial misturado à água do banho, é extremamente relaxante.

3. Plantas aromáticas - Introdução

As plantas aromáticas, através de diferentes rotas metabólicas, sintetizam grupos de princípios ativos. Entre estes grupos estão os óleos essenciais, substâncias orgânicas voláteis, formados por uma mistura de componentes. Estes óleos encontram-se em diferentes partes das plantas, principalmente nas folhas, flores, raízes, e estruturas especializadas, como nos tricomas glandulares e nas bolsas secretoras.

A maioria dos óleos essenciais possui aroma agradável, e as suas propriedades são variadas: antivirótica, antiespasmódica, analgésica, bactericida, cicatrizante, expectorante, relaxante, vermífuga, entre outras.

Além dos vários benefícios citados, as plantas aromáticas podem gerar renda na pequena propriedade rural, mas sua comercialização requer produtos com alta qualidade e constância no fornecimento aos interessados. É importante citar que a produção deve estar dentro de uma visão agroecológica para que as plantas produzidas sejam ricas em seus princípios ativos e não contaminadas por agrotóxicos.

A manjerona e o orégano se consagraram como aromatizantes e flavorizantes de alimentos, bebidas, medicamentos, sendo posteriormente descobertas propriedades aromatizantes empregadas em perfumaria.

Para fins condimentares e medicinais são usados os ramos e as folhas ainda verdes ou, mais raramente, dessecados.

Para uso em perfumaria, é extraído o óleo essencial da planta fresca ou dessecada, colhida o mais próximo possível do inicio da floração.

4. Usos da planta e de seu óleo essencial e seu teor em essência

Usada como planta condimentar, aromática (perfumaria), planta medicinal e melífera.

Como condimento, a planta é usada em carnes, ovos, queijos, no feijão, nas pizzas, em pastelarias, saladas e massas, bem como em molhos, peixes, crustáceos e sopas.

a) Parte usada

Toda parte aérea (folhas e ramos).

b) Óleo essencial

Percentagem de 0,15 a 0,40% na planta verde.

Observações: sabor levemente picante. O óleo de cor amarelo-limão e tem aroma

intenso.

fonte da foto: (1) portalsaofrancisco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário