Pesquisar este blog

Muita luz e bençãos à todos.

NÃO CONSUMA ERVAS E ALIMENTOS SEM ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.

Gostaria de pedir que caso algum autor não queira que seu texto seja postado aqui, por favor, é só comunicar e será retirado imediatamente.
Como a principal fonte é, muitas vezes, a Internet, meio de informação pública, muita coisa é publicada sem informações de Copyright, fonte, autor etc.. Caso algum texto postado ou imagem não tenha sua devida informação ou indicação, será escrito autoria desconhecida. Caso souberem, por favor, deixe um comentário indicando o ou no texto, ou caso reconheçam algum conteúdo protegido pelas leis de direitos autorais, por favor, avisar para que se possa retirá-lo do blog ou dar-lhe os devidos créditos. Se forem utilizar qualquer texto postado aqui, por favor, deem os devidos créditos aos autores dos textos. Obrigada!

sexta-feira, 16 de março de 2012

A Colheita de Ervas em Mabon

Autoria: Francy´s Oliva

image

A maioria das ervas crescem numa determinada estação e deve-se usar imediatamente ou ser conservada – esse é um processo que eu ensinarei num próximo post porque hoje o assunto é colheita…

O  importante é você seguir alguns cuidados, como por exemplo: nunca corte a planta em linha reta, faça o corte sempre em diagonal para que a planta consiga respirar depois da colheita.

Tenha consigo um embornal ou um local apropriado para depositar as ervas. Lembre-se que deve ser um local livre de umidade. Use uma bacia forrada com um pano de saco (aqueles de trigo). E não misture as ervas para que não haja alteração no sabor.

Para o corte, use uma faca bem afiada ou um tesoura e comece a praticar em linhas de costura ou barbantes para que você não machuque a planta. Todo cuidado é necessário. E lembre-se que você não pode cortar a erva rente a terra ou muito próximo a raiz. Faça o corte sempre o mais próximo possível das folhas, deixando um talo para servir de porta de entrada para água e oxigênio…

imageSe você não conhecer a erva que irá colher, lembre-se de usar luvas para evitar reações alérgicas…

O melhor horário para a colheita de ervas é a parte da manhã, de preferência numa bela manhã de sol ameno (se o sol estiver muito forte não será propício porque as ervas estarão “cansadas”). O tempo precisa estar seco, não faça colheitas em dias de chuva ou no dia seguinte a chuva e claro, espere o orvalho desaparecer…

As melhores estações do ano para colheita de erva são: a primavera que é quando as ervas crescem ou no outono quando as raízes estão fortes e não há risco de morte par a planta, pois ela já se fortaleceu junto ao solo onde vivem.

imageOutra dica muito importante é que a maioria dessas plantas precisam ser replantadas, ou seja, o alecrim é perene, mas ervas como: manjericão, segurelha, manjerona, tomilho, salsinha, orégano e salvia são bienais, o que significa que depois de algum tempo elas acabam enfraquecendo e morrendo e isso geralmente ocorre depois da segunda colheita. Por isso, é preciso estar atento…

Mas se você ainda não tem seu jardim de ervas em casa, essa é a melhor época para começar a preparar o seu. Pense no seguinte: você vai precisar escolher o local onde vai plantar (seja um vaso, um canteiro ou qualquer outro local) e começar a preparar a terra que irá receber as sementes. Escolha bem as sementes e comece a cuidar de sua terra: a maioria das pessoas usam terra vegetal, mas qualquer solo pode ser preparado para o plantio e a melhor forma é você fazer uso de resíduos que são jogados fora na sua cozinha como: cascas de legumes, borra de café, cascas de ovos são excelentes adubos. Folha secas também. Esses são adubos naturais e não fazem mal algum as plantas.

Existem algumas dicas bem simples que vão ser úteis já que algumas plantas costumam ser atacadas por formigas por causa do açúcar que elas contêm na raiz. Uma dica bem legal é você rodear a sua planta com sementes de gergelim, nada de produtos químicos ou coisas do gênero, ok?

fonte do texto e fotos: http://acasadomago.wordpress.com/page/2/?s=mabon

Nenhum comentário:

Postar um comentário